Visto negado: conheça quais os motivos comuns e como evitá-los - Passagem Aérea

Visto negado: conheça quais os motivos comuns e como evitá-los

Zeca de chapéu

Visto negado: conheça quais os motivos comuns e como evitá-los
Confira dicas para não passar por esta situação que pode fazer a viagem dos sonhos se tornar um pesadelo

Viajar para o exterior, em especial para aqueles lugares em que tenha a necessidade de um visto, o que nada mais é do que uma autorização que permite ao turista entrar em um determinado país, é uma preocupação que assombra mais gente do que se imagina. Isto ocorre porque, infelizmente, este pedido pode ser negado caso haja algum problema, colocando em risco todo um planejamento.

Como alguns dos motivos são muito comuns saber quais são eles e qual a maneira para tentar evitá-los, poderá ajudá-lo a concluir mais esta etapa e, assim, colocar em prática tudo o que você programou para a tão sonhada viagem. Confira!

1 – Desconhecer o processo

Os procedimentos para obtenção de cada visto podem ser diferentes uns dos outros. Por isso, é importante você conhecer bem o visto almejado antes de começar a tirar o documento.

Antes de iniciar os passos para a obtenção do visto, procure obter o máximo de informações possíveis seja com amigos, parentes ou alguém que por ventura já tenha passado por esta situação. Vídeos na internet, blogs e redes sociais também são um caminho para saber o que lhe espera.

2 – Solicitar o tipo errado de visto

O que muita gente não sabe é que pode haver mais de um tipo de visto para o mesmo país, seja para visitas a negócios, estudantes, jornalistas, trabalhadores temporários, entre outras.

Desta forma, é imprescindível que você escolha aquele que se adéque à sua viagem, bem como você se encaixe em todos os critérios e condições. Mesmo que atenda às exigências de um determinado tipo de visto, pode ser que não o faça para outro tipo, já que as determinações podem variar de um tipo para outro.

3 – Jamais perca a hora para a entrevista

Ao fazer a solicitação do visto, será agendado um horário específico para que você esteja no consulado. O crucial é que você chegue na hora marcada, já que atrasos não são tolerados.

Caso você perca a hora e a sua visita ao consulado naquele dia seja cancelada você terá que agendar uma nova data para realização de outra entrevista, o que poderá prejudicar o seu cronograma acrescentando alguns dias a mais ao processo de obtenção do documento.

Para não correr o risco de perder a hora, chegue com pelo menos uma hora de antecedência. Assim, você evitará imprevistos e este tempo a mais no local deixará você mais ambientado ao ambiente.

4 – Não minta ou omita informações do seu itinerário

Um dos procedimentos adotados pelos consulados é ter mais informações sobre o itinerário da viagem – existe a possibilidade de você ser questionado sobre isso – daqueles que solicitam um visto, o que inclui os locais pelos quais o turista passará durante a viagem.

A dica aqui é para que você informe ao atendente todas as informações que tiver disponíveis sem omitir ou mentir sobre esta questão. Durante esta etapa leve as passagens ou as reservas de todo o trajeto para que não haja problemas com a aprovação.

5 – Antes de sair confira os documentos

Além de preencher os formulários, é necessário ainda levar uma série de documentos para o dia e horário da entrevista. Caso você se esqueça de um deles, é muito provável que o seu visto será negado ou, pelo menos, levará mais tempo até que ele seja definitivamente aprovado.

Para evitar que isso ocorra, se informe previamente sobre quais são os documentos necessários para o visto daquele país e confira se você está com todos eles em mãos antes de sair de casa.

6 – Não demonstre insegurança

Como o processo para obtenção do visto pode mexer com as emoções de quem quer tirar o visto, é muito comum e até certo ponto natural viver aquele momento de tensão durante a entrevista, não é? Desta forma, a dica aqui é para que você tente manter a maior calma possível enquanto estiver sendo entrevistado.

Responda o que lhe for questionado com firmeza e clareza e não demonstre incerteza nas respostas. Assim, o profissional deverá confiar naquilo que você está dizendo, perceberá que não há segundas intenções na viagem e isso deverá aumentar consideravelmente as suas chances para obter o visto.

7 – Confiança exagerada também deve ser evitada

Embora possa parecer estranho, ser muito assertivo nas respostas ao que for questionado pode passar a impressão de confiança em excesso de que o visto será aprovado e isso pode levantar suspeitas para o entrevistador, fazendo com que ele considere seu comportamento como soberbo, arrogante ou até mesmo desrespeitoso.

Por mais que por ventura você tenha pesquisado como é a entrevista, não demonstre que é um ‘sabe tudo’ ou que está convicto de que o terá facilmente. Ao evitar este tipo de comportamento a entrevista transcorrerá com naturalidade e também aumentará suas chances de aprovação.

8 – Dar informações demais durante a entrevista

Outro aspecto do nervosismo muito comum durante o processo de entrevista é falar o que não foi perguntado. A recomendação aqui é para que você responda apenas o que for questionado e que o faça de forma objetiva, direta e simples, sem rodeios.

Se você se estender nas respostas, é possível que o agente faça perguntas diferentes do que precisaria, o que tornará a entrevista mais longa e, principalmente, suspeita. Ao responder apenas o perguntado, você evita esta possibilidade.

9 – Seja educado com o agente do consulado

Por mais que esta etapa burocrática seja um pouco tediosa, evite demonstrar o seu desconforto com o trâmite ou irritação por conta do processo, principalmente na hora de ser atendido pelo agente. Embora não seja uma regra, evitar vestimenta espalhafatosa e optar por algo mais formal para a ocasião é o ideal.

Ao ser chamado pelo entrevistador proceda ao mesmo de maneira cordial e amistosa, demonstre respeito e se submeta à autoridade que ele representa. Além de ajudar na obtenção do visto a entrevista também deverá ser muito mais tranquila.

10 – Não mencione que conhece alguém no país

Mesmo que você conheça alguém que more no país para o qual você pretende viajar não dê essa informação durante a entrevista. Caso isto ocorra, o entrevistador poderá perguntar como você conheceu essa pessoa e pedir mais informações sobre ela, como documentos, contrato de emprego e até mesmo comprovantes bancários. Você não vai querer passar por esta situação, não é?

Procure deixar o mais claro possível que o seu objetivo com a viagem é conhecer e explorar aquele país apenas na condição de turista, ok?

11 – Dizer que irá trabalhar no país

A menos que o visto que você está solicitando seja efetivamente para exercer algum trabalho no país e que você tenha todos os documentos que comprovem isso, jamais mencione que irá trabalhar no país, mesmo que seja um trabalho remoto para o seu país de origem ou até mesmo um serviço voluntário.

Os vistos para turistas são exclusivos para viajar e conhecer o país. Caso você tenha omitido esta informação, se for descoberto durante a entrevista, são grandes as possibilidades de o seu visto ser negado. Além de você poder ter o seu nome inserido em uma espécie de lista negra.

Agora, caso você consiga o visto e viaje omitindo que o motivo seja a trabalho se esta descoberta ocorrer no setor de imigração do país para o qual você vai viajar você poderá ser preso, multado, deportado ou, em casos mais extremos, banido permanentemente de entrar naquele país.

Sendo assim, não deixe dúvidas de que você só está viajando para passear e curtir o país.

Embora as dicas aqui possam não ser uma garantia de que o visto será obtido evitar ou até mesmo seguir algumas destas orientações podem aumentar as suas chances! Boa sorte!

Portanto, aproveite esta dica e feche já a sua viagem!

Curta nossa página no Facebook: www.facebook.com/passagemoficial
Siga no Instagram: www.instagram.com/passagemaereaoficial
E-mail: [email protected]
Se precisar de alguma ajuda, basta entrar em contato que ajudaremos no que for preciso.


Os comentários estão desativados.



ÚLTIMOS POSTS

2020 Tec4You. Todos os direitos são reservados.