União Europeia cria “passaporte da vacina” visando retomar viagens e revitalizar turismo
A União Europeia (UE) aprovou na última quinta-feira (25), a criação de um “passaporte da vacina” com o objetivo de retomar o turismo e as viagens de cidadãos europeus entre os países do bloco.
Segundo a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, a medida seria uma espécie de certificado digital e possivelmente esteja disponível antes das férias de verão, em julho.
A decisão foi tomada durante videoconferência entre os líderes dos 27 países da UE, embora os governos ainda não tenham chegado a um acordo sobre como eles serão emitidos.
A Comissão Europeia tem agora três meses para definir as condições técnicas de funcionamento desse novo sistema.
Os líderes do bloco acreditam que o mecanismo estará operando em uma questão de “meses”, para estar pronto até as férias de verão.
O passaporte para vacinados era uma exigência de países que foram duramente afetados pela interrupção do turismo, especialmente Itália, Espanha e Grécia. Além disso, a França era um dos países que mais ofereciam resistência à medida.
Médicos e grupos de defesa dos direitos humanos também disseram estar preocupados com a criação de um certificado de vacinação.
Segundo Deepti Gurdasani, epidemiologista da Queen Mary University, de Londres, os passaportes poderiam dar “falsas garantias” aos turistas.
Gurdasani disse que a proteção oferecida pelas vacinas está “muito longe” de ser completa e pouco se sabe sobre a eficácia dos imunizantes na prevenção de infecções, especialmente diante das muitas variantes.
Além disso, a maioria dos países não tem acesso a vacinas e um certificado discriminaria ainda mais parte da população mundial.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) também é contra a criação de certificados de vacina. Em janeiro, especialistas disseram que os governos “não deveriam impor a comprovação de vacinação ou de imunidade para viagens internacionais”.
O cronograma se estende até o início de 2023 para muitos países de renda média e até 2024 para muitos países pobres de todo o mundo.
Apesar da desconfiança e dos muitos questionamentos, a ideia de um certificado internacional vem ganhando corpo.
O presidente dos EUA, Joe Biden, delineou uma estratégia nacional de 200 páginas para conter a pandemia. O plano incluía uma diretiva para que várias agências governamentais “avaliassem a viabilidade” de adotar certificados internacionais de vacinação.
O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, também ordenou uma análise sobre os passaportes para vacinados.
Além disso, outro país que perdeu receita do turismo, a Tailândia anunciou por meio de seu governo a intenção de abrir suas fronteiras para os vacinados e espera um retorno dos turistas no terceiro trimestre do ano.
Fonte: Exame
Por fim, procurando passagem aérea da Latam, Lufthansa, Air France, Alitalia ou outra companhia aérea? Acesse www.passagemaerea.com.br e confira as promoções disponíveis para a sua próxima viagem!
Curta nossa página no Facebook: www.facebook.com/passagemoficial
Siga no Instagram: www.instagram.com/passagemaereaoficial
E-mail: [email protected]
Se precisar de alguma ajuda, basta entrar em contato que ajudaremos no que for preciso.
2021 Tec4You. Todos os direitos são reservados.