União Europeia quer controlar viajantes isentos de vistos

Medida poderá afetar diretamente os turistas brasileiros

3/07/2017 Bruno Mancini

Atualizado em: 22 de Março de 2018

A União Europeia fechou um acordo entre seus países-membros para instaurar um controle prévio a viajantes de nações que são isentos de vistos. Tal medida, que ainda passará pelo Parlamento Europeu, afeta diretamente os brasileiros, que são isentos da documentação.

O novo sistema prevê que esses viajantes que não precisam de vistos para períodos curtos nos países membros da União Europeia, como aqueles vindo do Brasil, Estados Unidos, Israel, Albânia e Emirados Árabes, vão precisar obter uma autorização prévia à sua saída preenchendo uma solicitação na internet.

Serão cobrados cinco euros para pedir a permissão. Se obtida, será válida por um período de três anos. O objetivo, segundo os idealizadores, é comparar as informações proporcionadas por cada cidadão com as de bases de dados europeus para identificar, antes de sua saída, as pessoas que apresentem um risco de migração irregular ou até mesmo de segurança.

A União Europeia pretende proteger melhor suas fronteiras exteriores, detectando antes de sua saída para a Europa alguns indivíduos potencialmente perigosos. A expectativa é que a iniciativa esteja em operação a partir de 2020.

União Europeia

Compartilhe:


Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *