Trem para o Aeroporto de Guarulhos começa a funcionar


A Linha 13-Jade da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), que liga São Paulo ao Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, começou a operar no último sábado (31). Nestes dois primeiros meses, entretanto, a linha circulará gratuitamente, apenas aos sábados e domingos, no horário das 10h às 15h.

Depois deste período, o funcionamento será em todos os dias da semana no mesmo horário, enquanto que no terceiro mês começará a operação comercial, com cobrança de tarifa.

A Linha 13-Jade tem 12,2 km de extensão e conta com três estações: Aeroporto-Guarulhos, Guarulhos-Cecap e Engenheiro Goulart (na Zona Leste de São Paulo), onde haverá integração com a Linha 12-Safira (Brás-Calmon Viana) da CPTM.

A estimativa da CPTM é de que a linha seja utilizada por 120 mil passageiros por dia útil.

Embora tenha sido projeta inicialmente para ser próxima ao terminal 3 (internacional), a estação foi construída próxima ao terminal 1, o que fará com os passageiros tenham que atravessar a passarela e tomar um ônibus gratuito que será disponibilizado pela concessionária do aeroporto para ir para os principais terminais, voos nacionais terminal 2 e voos internacionais terminal 3.

Vale destacar que a mudança ocorreu após o aeroporto que era administrado pela Infraero ser concedido à iniciativa privada.

Próximos meses de operação trem Guarulhos

Abril: A operação assistida atenderá as estações Engenheiro Goulart, Guarulhos-Cecap e aeroporto. O intervalos previso é de cerca de 30 minutos, aos sábados e domingos, no horário das 10h às 15h. A duração do trajeto é de cerca de 15 minutos.

Maio: Trens todos os dias da semana, das 10h às 15h. A tarifa não será cobrada dos usuários durante o período destas duas primeiras etapas de operação assistida.

Junho: A partir deste mês a previsão é que o serviço Airport-Express que levará os direto da estação Aeroporto-Guarulhos até a histórica Estação da Luz, onde há transferência para as linhas 7-Rubi e 11-Coral da CPTM e para as linhas 1-Azul e 4-Amarela do Metrô entre em funcionamento. Começará de 35 minutos de trajeto, os trens partirão em 4 horários programados nos dois sentidos. Embora a tarifa deva ser diferenciado o valor, entretanto, ainda não há definição quanto ao valor.

Julho:  A partir deste mês a previsão é que o serviço Airport-Express, que levará os passageiros direto da estação Aeroporto-Guarulhos até a histórica Estação da Luz, onde há transferência para as linhas 7-Rubi e 11-Coral da CPTM e para as linhas 1-Azul e 4-Amarela do Metrô entre em funcionamento. Começará de 35 minutos de trajeto, os trens partirão em quatro horários programados nos dois sentidos. Embora a tarifa deva ser diferenciada o valor, entretanto, ainda não há uma definição quanto ao valor.

 

 


7 respostas para “Trem para o Aeroporto de Guarulhos começa a funcionar”

  1. Rodriguinho disse:

    Isso é ótimo =D

  2. Rodriguinho disse:

    Isso é ótimo =D

  3. Felipe Mestre disse:

    Já era tempo, chegando próximo de época de eleições eles entregam as obras pela metade, ou aquém do que foi prometido…

  4. Bruno Moura disse:

    É um grande momento para Guarulhos. Depois de muitos anos, promessas e atrasos o aeroporto é conectado à malha ferroviária.

  5. Herculano disse:

    Ótimo para fugir do transito infernal perto do aeroporto!

  6. Gabriel disse:

    Nossa, boa notícia!!

  7. Valentina disse:

    Nossa, como diz o ditado, antes tarde do que nunca!
    Vai ajudar muito nosso povo, que já sofre muito nesse trânsito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



ÚLTIMOS POSTS

© 2018 Yupptech. Todos os direitos são reservados.