Taxa de embarque – Entenda como funciona

Saiba por que é necessário pagar a taxa de embarque

Compartilhe:

Uma dúvida que vocês, seguidores do PassagemAerea.com.br, sempre tiram em nosso facebook é sobre a taxa de embarque.

A maioria não entende o que é essa tal taxa; para quem vai e porque ela varia de um aeroporto para o outro.

Taxa de embarque, ou tarifa aeroportuária é um tributo cobrado de cada passageiro que utiliza as facilidades dos aeroportos no mundo inteiro. No Brasil, elas são destinadas aos órgãos que gerem os aeroportos. E não adianta reclamar, ela é obrigatória e é destinada a Infraero.

A Infraero é a Empresa Pública Estatal que gere toda a infraestrutura aeroportuária dos principais aeroportos do país. Conforme a Lei Lei nº 6.009, de 26/12/1973, e regulamentadas pelo Decreto nº 89.121, de 6/12/1983.  Com essa tarifa aeroportuária é possível fazer as manutenções e melhorias que os aeroportos precisam.

Essa tarifa aeroportuária é fixa e é cobrada de acordo com o padrão do aeroporto. Essa taxa sempre será cobrada por intermédio das companhias aéreas e repassada à Infraero. Ela não é cobrada apenas do passageiro por ele voar, é por toda a estrutura e facilidades que o aeroporto oferece, e que geram um custo que poderia sair da máquina pública.

Os aeroportos são classificados de acordo com a capacidade de receber aeronaves, tamanho e volume de passageiros transportados. Há 4 categorias, conforme a tabela abaixo, e cada uma delas tem uma taxa de embarque respectiva para voos nacionais e internacionais.

Tarifa de Embarque para voos nacionais:

Categoria - Taxa de embarque nacional

 

Tarifa de Embarque para voos internacionais:

Categoria - Taxa de embarque nacional

Os Aeroportos de Guarulhos, Viracopos e Brasília são geridos pela iniciativa privada desde novembro de 2012, por isso têm taxas de embarque diferenciadas, fixadas pelas operadoras dos mesmos.

É muito importante para a nossa equipe que você tire suas dúvidas com a gente, então, se tiver mais alguma dúvida relacionada ao turismo, pergunte nos comentários ou nos chame no facebook.

Compartilhe:

Participe deixando seu comentário!

  1. Carmem de Fatima Oliveira Silva disse:

    Minha neta tem 13 anos de idade e gostaria de contratar serviços de companhia para a viagem que ela fará no dia 02/07/2015 de Chicago para São Paulo . Qual é o preço da tarifa? O que devo fazer? A viagem é pela United Nº DR3215

  2. Antonio Carlos Pasquati disse:

    Se eu cancelo uma passagem já adquirida um mês antes do vôo, tenho direito a restituição da Taxa de Embarque já paga, uma vez que não utilizarei o aeroporto e essa passagem será vendida para um terceiro, que pagará essa taxa novamente?

  3. Adriana disse:

    Comprei passagem para meu filho vir nos visitar nas férias, porém minha surpresa quando chegou a fatura do cartão de crédito ficou assim 10X 62,04 de taxa de embarque e 10X36,49 preço da passagem, creio que está errado alguém por favor me ajude!

  4. Luciana VALLUIS disse:

    Para que não sejamos pego de surpresa, qual é a porcentagem ou valor real das taxas cobradas, quando partimos para um voo internacional, de São Paulo, para Paris? Ida e volta?

  5. Sarah Bueno disse:

    Estou cotando passagem de SP-NYC, ida e volta em fevereiro, porém, o site que comercializa (Viajanet) está cobrando uma taxa de embarque no vlr de R$ 700, ou seja, o dobro do valor da passagem. Isso pode??? Estou achando tão abusivo?? As taxas não são tabeladas??

  6. Cesar disse:

    Vou com a esposa passar 20 dias em Portugal e Itália, tendo comprado todas as passagens de uma vez. Imaginei que iria pagar cerca de 250 reais, mas veio um total de 730 reais, cobrados pela KLM. Será que esse total refere-se também aos aeroportos de outros países? No aguardo da resposta, agradeço.

  7. Marcelo disse:

    Boa tarde! gostaria de saber pq as companhias aereas ao anuncias suas promoções já ñ embutem os valores de emissão e taxa de embarque? Como por exemplo ocorre qdo vamos comprar uma passagem rodoviária?

  8. Ramón disse:

    Por que ViajaNet cobra muito mais caro a taxa de embarque???

  9. Gilmara Tancredi disse:

    Posso pagar a taxa se embarque no aeroporto?pois a mesma não foi aprovada no momento da compra da passagem? Sendo q não fui informada do não pagamento?

  10. Luiz Hamilton alves disse:

    Não ficou claro, é taxa de embarque ou tarifa de embarque, taxa e tarifa são completamente diferente.

  11. Leonildo disse:

    Então como estou comprando uma passagem e lata falando taxas ênclise não preciso pagar mais nada isso. …


Travelway
Origem:
Data de Ida:
Destino:
Volta:
Adulto
Criança
Bebê
Ligue
(41) 3018 - 4840
Envie E-mail
Acesse o Site

BUSCAR

APLICATIVO

GUIAS

SAIBA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PassagemAerea.com.br

Bem - vindo ao PassagemAerea.com.br! O único site que reúne agências de viagem que vendem online e oferece a comodidade de você comprar com facilidade e segurança, em qualquer horário em sua casa, escritório ou celular.

Utilize o buscador e encontre o melhor preço para qualquer destino do Brasil e do mundo. Todos os dias o site divulga companhias aéreas que estão com preço promocional de passagens aéreas, aproveite e realize sua viagem pagando o menor preço!

As agências oferecem parcelamento em até 10x sem juros, consulte a origem e destino que deseja e confira os melhores preços com garantia CERTISIGN.

Encontre as melhores dicas e promoções de passagem aérea diariamente.

Copyright © 2017 • Todos os direitos reservados do site Passagem Aerea. Site criado pela CNTEC - Empresa de Marketing e Tecnologia