Superstição da Sexta-feira 13 pelo Mundo

Compartilhe:

Hoje é sexta-feira, eba! Mas é sexta-feira 13, ai que medo!

Você evita passar debaixo de uma escada aberta nesse dia? Joga um pouco de sal no ombro para atrair sorte? Tem medo de gato preto?

Bom, hoje é um dia de muitas superstições. A maioria das pessoas tem a data como um princípio de azar, enquanto outras levam as ideias apenas na brincadeira.

Em quase todas as culturas, a sexta-feira 13 simboliza um dia de “má sorte”. A data macabra, como é conhecida, tem várias origens.

Para matar a curiosidade e saber quais são elas, a equipe do Passagem Aerea pesquisou como é a Sexta-feira 13 em diversos países.

Como nasceu a sexta-feira 13?

A origem mais disseminada pelo mundo é quanto ao número 13. Muitas culturas acreditam que, independente do mês ou dia da semana, o número 13 representa uma data irregular, já que o seu antecessor, o 12, representa um número completo.

Por exemplo, o número de meses do ano é 12, assim como o número de apóstolos de Jesus, o signos do zodíaco e as tribos de Israel. Dessa maneira, as crenças acreditam que o número 12 é completo e o seu sucessor representa irregularidade e uma quebra na harmonia, o que resulta na má sorte.

Seria esse o motivo pela abertura da Copa ser no dia 12, quinta, e não na sexta-feira 13? Sendo verdade ou não, o número 12 completo deu sorte ao Brasil, na vitória contra a Croácia.

Não temos como afirmar se está é a origem certa, afinal, várias outras também são encontradas por aí.

sexta-feira-13

No caso da religião católica, a origem da sexta-feira 13 está associada à morte de Cristo, pois alguns acreditam que ele teria sido morto nesta data.

Para a mitologia nórdica, por sua vez, há duas lendas: a primeira conta que Loki, espírito que representa o mal e a discórdia, apareceu em um banquete realizado para outros 12 deuses. O 13º “convidado indesejado” arranjou uma briga que culminou na morte do Deus Balder, um dos mais queridos.

A segunda versão é que a deusa do amor e da beleza, Frigda, foi transformada em uma bruxa após alemãs e nórdicos se converterem ao cristianismo. Para vingança, Frigda passou e se reunir com mais onze bruxas e um demônio, todas as sextas-feiras, para jogar praga nos humanos.

Verdade ou não, a realidade é que a data assusta a muitos supersticiosos. Uma variedade de símbolos podem ser associados a sexta-feira 13, a má sorte, ou até menos, a rituais que possam afastar os maus espíritos.

Símbolos

Como disse anteriormente, há aqueles que acreditam e aqueles que não ligam. Mesmo assim, é assustador o número de pessoas que preferem se resguardar em uma sexta-feira 13.

Ver um gato preto neste dia (ou em qualquer outro) é um sinal muito ruim. Os pequenos e inofensivos felinos já foram considerados um símbolo de muito azar na Idade Média.

No século 15, o Papa Inocêncio VIII chegou a incluir os bichinhos em uma lista de seres malignos que deveriam ser perseguidos pela Inquisição.

Mesmo assim, nem todos acreditam que os gatos tratam-se de maus agouros. Para algumas sociedades, a pelugem preta é sinal de prosperidade.

Na Itália, por exemplo, se um gato preto espirra do seu lado é um sinal de boa sorte. Na França, se você pegar um gatinho doente e ele sarar aos seus cuidados, isso também é sinal de bons presságios.

Já na Alemanha, dependendo do andar do bichinho, um gato preto pode lhe trazer sorte ou azar.

Os gatos pretos podem até ser considerados sinais de má sorte para alguns, mesmo assim, não tem como negar que eles são criaturas lindas.

gato

Outro símbolo que pode atrair a má sorte, ou apenas demonstrá-la para alguém, é a carta de tarô número 13, que representa a morte. Coincidência ou não, ninguém quer tirá-la do baralho, não é?

O fato é que os indícios de má sorte são criados através de anos pelas sociedades e passadas de geração em geração. Afinal, quem nunca ouviu dizer que quebrar um espelho dá sete anos de azar?

O azar ao redor do Mundo

Estados Unidos

Não sabemos se é o Jason ou apenas o dia, o fato é que os Estados Unidos é o campeão em superstições. Afinal, foi ele que lançou diversas versões do filme Sexta-feira 13.

Muitos americanos levam a superstição a sério. A maioria não dá festas, assina contratos, fecha negócio, não firma relacionamentos, não começa um emprego novo e alguns chegam a nem ir trabalhar. Tudo isso por causa do que representa a sexta-feira 13.

No país norte-americano é muito comum ver alguns edifícios comerciais, residenciais e até hospitais sem o andar número 13. Portanto, se você for visitar os Estados Unidos, não se espante se o seu elevador subir do 12º direto para o 14º.

What no number 13? What is this world coming to?

O curioso quanto ao número 13, é que os Estados Unidos possui uma grande coincidência com a quantia, por exemplo, o país foi formado por 13 colônias iniciais e sua primeira bandeira tinha 13 listras e 13 estrelas.

Verdade ou não, o fato é que os Estados Unidos chega a perder 900 milhões de dólares em toda a sexta-feira 13, devido a superstição dos americanos. O dado foi publicado na revista National Geographic de 2004.

França

No berço da sociedade, a superstição da sexta-feira 13 também é muito consistente. Há quem diga que durante o dia, se 13 pessoas sentarem juntas em uma mesa, uma 14º deve ser chamada para quebrar o número.

Na França, diz a lenda que o azar teve origem quando, em 13 de outubro de 1307, sexta-feira, o rei Filipe IV declarou a Ordem dos Templários como ilegal, causando a prisão e tortura de diversos membros em todo o país.

Brasil

Ainda tem dados históricos, o nosso país também entrar para o hall da fama de coincidências supersticiosas. Assim como um ato político na França foi transformado em mau agouro, no Brasil, uma simples assinatura também se tornou sinal de má sorte.

Durante a ditadura do país, o governo assinou um dos mais famosos Atos Inconstitucionais, o AI-5, no dia 13 de dezembro de 1968, uma sexta-feira.

Alemanha 

Embora a Alemanha tenha bem menos incidentes com a data, um fato histórico importante ajudou a expandir a ideia de má sorte. O Muro de Berlim, grande construção que dividiu o país em duas partes, começou a ser montado em 13 de agosto de 1961, uma sexta-feira.

Sexta-feira, 13 de Junho de 2014

Esta sexta-feira 13, do ano de Copa do Mundo no Brasil, teve um sabor especial para aqueles que estavam ligados na lua durante a noite.

Um acontecimento marcante chamado de Lua de Mel aconteceu na madrugada do dia 13 de junho de 2014. O fenômeno é uma junção da fase de lua cheia e o período em que ela está mais perto da terra.

A última data em que a Lua de Mel coincidiu com uma sexta-feira 13 foi em Junho de 1919, segundo o site de astronomia Universe Today.

Esse acontecimento é raro e nem sempre pode ser admirado a olho nu. Ainda de acordo com o site, a próxima Lua de Mel só vai acontecer no dia 13 de junho de 2098.

lua

Você conseguiu ver a Lua de Mel durante esta noite? Avistou algum gato preto ou teve um mau presságio? Já passou uma sexta-feira 13 em outro país, ou evita viajar durante esta data? Conte quais são as suas lendas e dicas para evitar que a má sorte chegue até você. Uma ótima sexta-feira 13 para todos!

Compartilhe:

Participe deixando seu comentário!


Atrativus Viagens E Turismo
Origem:
Data de Ida:
Destino:
Volta:
Adulto
Criança
Bebê
Ligue
(63) 99292 - 1350
Envie E-mail
Acesse o Site

BUSCAR

APLICATIVO

GUIAS

SAIBA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PassagemAerea.com.br

Bem - vindo ao PassagemAerea.com.br! O único site que reúne agências de viagem que vendem online e oferece a comodidade de você comprar com facilidade e segurança, em qualquer horário em sua casa, escritório ou celular.

Utilize o buscador e encontre o melhor preço para qualquer destino do Brasil e do mundo. Todos os dias o site divulga companhias aéreas que estão com preço promocional de passagens aéreas, aproveite e realize sua viagem pagando o menor preço!

As agências oferecem parcelamento em até 10x sem juros, consulte a origem e destino que deseja e confira os melhores preços com garantia CERTISIGN.

Encontre as melhores dicas e promoções de passagem aérea diariamente.

Copyright © 2017 • Todos os direitos reservados do site Passagem Aerea. Site criado pela CNTEC - Empresa de Marketing e Tecnologia