São Luís, a cidade da cultura, história e beleza

Cidade foi eleita como Patrimônio Cultural da Humanidade

2/10/2017 Bruno Mancini

Atualizado em: 16 de Março de 2018

Conhecida como a capital do Reggae, São Luís foi eleita pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade, e tal título é mais do que merecido. A capital maranhense possui milhares de edificações do período colonial e imperial, como palácios, igrejas, sobrados, casas e museus, todos com uma arquitetura bem característica.

São Luís conta, ainda, com diversas manifestações culturais, principalmente da cultura negra, homenageadas em festas populares, dança e muita música. Uma das festas mais famosas é a do Bumba-Meu-Boi, repleta de cores, sons, brilhos e muita alegria.

Para apreciar o maravilhoso pôr-do-sol, o lugar ideal é a Praça Gonçalves Dias, também chamada Largo dos Amores. Uma boa pedida, também, é visitar as praias que cercam a ilha, como Ponta D’Areia, Calhau, Olho D’Água e Araçagi. A capital do Maranhão tem, ainda, uma extensa lista de lojas de artesanato, teatros, palácios e festas religiosas, como a festa da Paixão de Cristo e a festa do Divino Espírito Santo. E os famosos lençóis maranhenses exigem tempo e disposição, pois é impossível aproveitar toda a sua beleza com pressa.

Faça compras no Mercados das Tulhas, visite o Teatro Arthur Azevedo e o Convento das Mercês, passe um dia em Alcântara, passeie na Lagoa de Jansen, apaixone-se por São Luís. A capital do Maranhão é o lugar ideal para os mais diversificados estilos e gostos.

Repleta de tradições e belezas naturais, São Luis do Maranhão é uma das cidades que mais respeitam e oferecem tradições aos seus visitantes. A  belíssima capital maranhense também oferece um mar de cair o queixo, com uma das avenidas beira-mar mais belas do Brasil.

A capital do reggae brasileiro, São Luis é conhecida como a “Jamaica brasileira”, pela sintonia que o som caribenho tem com a cidade e com a paz que ela transmite ao turista. Mas o ponto mais característico da cidade é o Bumba-Meu-Boi, ícone do folclore brasileiro, e que é capaz de agitar qualquer turista.

Para quem procura mais paz, nada melhor do que as paradisíacas praias de São Luís, onde também é possível aderir à prática de diversos esportes, tais como surf, corrida, ciclismo, esportes a vela ou uma relaxante caminhada. Mas é claro que não se pode esquecer de explorar o belíssimo centro histórico da cidade, tomado por casarões e sobrados coloniais, decorados com as tradicionais azulejos e que proporcionam uma verdadeira viagem aos séculos passados. E depois de tantos passeios, a fome pode chegar, né? Aproveite a oportunidade para degustar os deliciosos pratos típicos de São Luís, caracterizados pela presença de muitos frutos do mar, muita farinha e pimenta.

São Luis está a 250 km de Barreirinhas, e lá está um dos destinos mais conhecidos do Brasil, os fantástico Lençóis Maranhenses dunas sem fim e pequenas lagoas cristalinas.
São Luis - Maranhão São Luis – Maranhão

Compartilhe:


Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *