Rota das Emoções: confira nove motivos para conhecê-la - Passagem Aérea

Rota das Emoções: confira nove motivos para conhecê-la

Zeca de chapéu

Rota das Emoções: confira nove motivos para conhecê-la
Rota brasileira foi criada em 2005, com o fomento do Sebrae, para fomentar o turismo no Nordeste

Você já ouviu falar na Rota das Emoções? E se eu disser que esta rota oferece àqueles que a percorrem a oportunidade de vislumbrar um roteiro que une Jericoacoara, Delta do Parnaíba e os Lençóis Maranhenses? Com atrações que vão de trilhas, dunas, praias, lagoas de água transparente, mangues, aventura e paisagens mágicas? Pois bem, a Rota das Emoções foi criada no ano de 2005 com o fomento do Sebrae visando o fortalecimento do turismo no Nordeste.

Portanto, confira essas dicas que separamos!

1o  Um roteiro com três estados de uma vez

O que se destaca na Rota das Emoções certamente são as três áreas de proteção ambiental. São elas: o Parque Nacional de Jericoacoara, no Ceará; a Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba, no Piauí e Maranhão; além do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, no Maranhão. O trajeto, de cerca de 700 quilômetros, no entanto, integra 14 municípios e distritos dos três estados e reserva muito mais aos seus visitantes.

2o As belíssimas praias

O roteiro é pelo litoral, e uma boa parte dele é bacana ser feito a bordo de buggy ou em carros 4×4 – tanto pela beira do mar como pelas dunas. Vizinha de Jeri, está a praia do Preá, no município cearense de Cruz. Embora tranquilo, o lugar fica mais agitado por atrair praticantes de kitesurf, atraídos pelos ventos que costumam atingir toda a região. A cidade de Camocim, também parte da rota, dispõe de belas praias em seu entorno, como a de Maceió, Barra dos Remédios e a Ilha do Amor.

Menor litoral no Brasil, o Piauí possui praias que merecem ser visitadas. Tranquila e rústica, a praia do Macapá, no município de Luís Correia, conta com águas calmas e são as mais indicadas para a prática de mergulho. Antigo vilarejo de pescadores, a Barra Grande, em Cajueiro da Praia, oferece um mar azul-turquesa, boa infraestrutura ofertada por meio de ótimos hotéis, além de restaurantes.

Por fim, no Maranhão, um passeio panorâmico em carros 4×4 pelas lindas praias de Tutóia, como Arpoador e a do Amor, e que também conta com dunas, coqueiros e lagoas também é uma boa pedida. Vale destacar ainda que é justamente nesta região que se iniciam os chamados Pequenos Lençóis.

3o Roteiro com belezas naturais e paisagens

O ideal é fazer este roteiro reservando para isso um período que seja de algo entre 10 e 15 dias. O bacana deste roteiro é que ele oferece pelo caminho:  trilhas incríveis, lagoas, mangues, formações rochosas, rios, cenários de vegetação litorânea, uma grande biodiversidade, campos de cajueiros e ilhas fluviais.

4o Jericoacoara

Localizado a 300 km de Fortaleza, Jericoacoara se tornou um dos destinos mais desejados do litoral brasileiro e, por este motivo, oferece aos seus visitantes uma excelente rede hoteleira o que inclui cerca de 200 estabelecimentos, desde empreendimentos suntuosos e de muito luxo até opções de pousadas mais rústicas.

Além disso, para quem vai fazer este roteiro a dica aqui é contratar a Cooperativa de Bugueiros de Jeri para explorar as redondezas. Insira na programação uma passadinha pela trilha da Pedra Furada e, pela cidade soterrada de Tatajuba. O bacana é que com a inauguração do Aeroporto Regional de Jericoacoara, no município de Cruz, a região já recebe entre 8 a 10 voos semanais. Por este motivo, Jericoacoara se tornou uma ótima oportunidade para iniciar a bela Rota das Emoções.

5o Delta do Parnaíba

Formados entre as mais de 70 ilhas, o Delta do Parnaíba, localizado na região litorânea dos estados do Piauí e Maranhão, encanta os visitantes por suas características marcantes formada por um emaranhado de dunas e águas. O lugar também se caracteriza por ser palco, todas as tardes, da revoada dos Guarás, aves de plumagem avermelhada que partem para uma ilha dormitório, onde passam a noite em busca de proteção.

6o Lençóis Maranhenses

Os Lençóis Maranhenses contam com uma imensidão de dunas e lagoas cristalinas com diferentes tons de verde e azul. Aproveite para deixar essa experiência ainda mais marcante fazendo um tour com a empresa Caetés Turismo. Com eles a dica é partir ainda de madrugada de Barreirinhas e apreciar o sol nascer nos Lençóis. O bacana é que este roteiro ainda inclui café da manhã nas dunas. Portanto, não deixe de conferir!

7o Ecoturismo e esportes de aventura

Conhecida mundialmente pelos fortes e constantes ventos, Jericoacoara é um paraíso para amantes de kite e wind surf. O local, inclusive, já chegou a ser sede de etapas mundiais desta modalidade esportiva. Para quem pretende inciar nesta prática o mais indicado é começar nas lagoas da região – há clubes e escolas em diversas praias por toda a Rota das Emoções.

Além disso, também há roteiros privativos que oferecem cavalgadas, caminhadas ecológicas, passeios de voadeira ou canoagem pelas ilhas fluviais. Para quem curte um contato mais próximo com a natureza o mais indicado é se aventurar no trekking pela imensidão de dunas do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

8o Chaval, a cidade das pedras

Caracterizada por suas formações rochosas, Chaval é uma pequena cidade cearense localizada na divisa do Piauí. Conhecida como a “cidade das pedras”, apesar de o lugar ainda ser pouco explorado, não deixa de ser perfeito para quem curte a prática do ecoturismo. Para quem pretende aproveitar alguns passeios a Chaval Tour organiza alguns deles. Um destes passeios é pela Trilha das Carnaúbas, no Parque das Pedras, onde há monólitos de mais de 100 metros de altura.

Outro aspecto de Chaval é a possibilidade de se fazer um passeio de barco pelo estuário dos rios Timonha e Ubatuba. Considerado um dos principais berçários de peixes e crustáceos da região e reduto para espécies marinhas brasileiras em extinção, dentre elas o peixe-boi marinho, a tartaruga marinha e o mero.

9o Hospedagem

Pensar em fazer um passeio incrível destes também obriga os interessados em pensar nas opções de hospedagem que o lugar oferece, não é? Para sorte de quem pretende seguir este destino em uma próxima viagem vai curtir saber que o roteiro oferece ótimas opções de hospedagem, incluindo hotéis de luxo e pousadas charmosas, tanto em Jericoacoara, quanto em Barra Grande, na beira do mar.

Por fim, em Barrerinhas, cidade de entrada para os Lençóis Maranhenses, também há oferta de boas pousadas. As agencias que fazem o trajeto possuem roteiros personalizados para cada viajante. Desde os mais aventureiros até os que querem explorar a rota em família ou em clima de romance. Escolha o que melhor se adéqua ao seu perfil e aproveite!

Portanto, aproveite esta dica e feche já a sua viagem!

Curta nossa página no Facebook: www.facebook.com/passagemoficial
Siga no Instagram: www.instagram.com/passagemaereaoficial
E-mail: [email protected]
Se precisar de alguma ajuda, basta entrar em contato que ajudaremos no que for preciso.


Os comentários estão desativados.



ÚLTIMOS POSTS

2020 Tec4You. Todos os direitos são reservados.