Qual a melhor época do ano para viajar para a Europa?

europe

Considerado o continente que mais recebe turistas do mundo – o que inclui muitos brasileiros –, a Europa tem muitos atrativos, sejam culturais, históricos ou naturais. Isso faz com que viajar para a outra ponta do oceano atlântico seja um programa para qualquer estação.

Entretanto, para escolher aquela que pode ser a melhor época do ano para viajar para o velho continente é preciso saber o que esperar desta viagem. Confira alguns aspectos peculiares de cada estação do ano que podem auxiliá-lo na hora de decidir qual a melhor ocasião para passear.

Primavera

Nos meses de março a junho o calor começa a voltar às cidades europeias. Porém, as temperaturas não estão altas o suficiente para derreter a neve nos pontos mais altos, fazendo com que esta estação do ano seja a época perfeita para qualquer tipo de viagem à Europa.

Com os climas amenos de meia estação, passeios ao ar livre, assim como atividades indoors sem o desconforto do calor ou frio intensos são ótimas opções. A paisagem durante a primavera também é uma das mais lindas e românticas. Os parques e ruas são tomados por diversas cores com o desabrochar das flores.

Com a volta do calor, os festivais também voltam a aparecer. Em abril e maio, por exemplo, é quando acontecem o Springfest em Stuttgart, na Alemanha e o Primavera Sound Festival em Barcelona, na Espanha.

Verão

O verão é alta-temporada no velho continente. Durante os meses de julho a setembro os europeus parecem ter reencontrado a vontade de curtir a vida. Esta é a principal época do ano em que, praticamente, todos os restaurantes e bares ficam tomados por turistas, sendo em alguns casos necessário até se fazer a reserva para garantir uma mesa.

Outros espaços bastante concorridos são os parques que ficam cada vez mais verdes e lotados, assim como os pontos turísticos. Se você é averso a grandes concentrações de pessoas então deve descartar logo de cara esta estação do ano, principalmente se os destinos que você tinha em mente são Barcelona, Londres ou Roma, pois todas elas certamente estarão lotadas.

Apesar desta adversidade durante o verão, isso não quer dizer que não será possível aproveitar a viagem caso o seu sonho seja conhecer o velho continente nesta estação do ano. Os pontos turísticos são muito bem estruturados e são capazes de atender o grande fluxo de turistas na alta-temporada sem problemas.

Caso você esteja precisando de um incentivo para, apesar da muvuca ainda decidir seguir viagem é que é nesta época do ano em que ocorre a maioria dos grandes eventos de música, dentre eles o Lovebox na Inglaterra, o Electrobeach Music Festival na França e o Open Beatz Festival na Alemanha.

Além da grande concentração de pessoas um aspecto ainda mais importante a ser levando em consideração durante o verão são as altas temperaturas que podem chegar, facilmente, nos 40º graus.

Outono

No outono o fluxo de turistas apesar de ainda ser considerado elevado, já não é tão intenso. Nos meses de setembro e outubro, até meados de novembro, o calor oferece uma trégua, enquanto que o frio congelante do inverno ainda não deu o ar da graça.

Esta época do ano é uma ótima oportunidade para que os viajantes possam curtir os famosos walking tours pelos pontos turísticos mais conhecidos das cidades europeias. Se você for acompanhado, o ambiente costuma atrair muitos casais, principalmente pela atmosfera romântica comumente trazida pelo outono.

Outro aspecto positivo são os festivais que continuam em outubro que é considerado o mês das festas europeias mais famosas. Na Alemanha, por exemplo, temos o Oktoberfest, na Espanha, temos o Festival de Pilares em Saragoça e o Festival Medieval em Alcalá de Henares, um dos maiores festivais históricos do país.

Inverno

Enquanto o verão costuma atrair a maior concentração de turistas, o inverno segue caminho inverso e é considerado o período de baixa temporada na Europa.

Apesar dos brasileiros acabarem sendo atraídos pelos meses de frio no continente europeu, muitos se esquecem que os termômetros despencam drasticamente. Em alguns países a temperatura chega facilmente aos -20ºC no auge da estação. Apesar do frio intenso, inegável que o inverno tem alguns atrativos como as outras estações do ano.

Se você for para a Europa durante esta época o recomendável são os programas indoors, como a visita em museus e galerias, locais que se vê com muita frequência por lá. Entre alguns destes locais que pode ser inserido em seu roteiro está o Museu do Louvre, em Paris, onde estão algumas das obras mais famosas do mundo como a Mona Lisa de Leonardo Da Vinci e a Vênus de Milo.

Outro aspecto marcante do inverno é a oportunidade de se ver a neve pela primeira vez na vida. Para esta ocasião, as estações de esqui são mais que perfeitas nessa época do ano. A região dos Alpes, que abrangem partes da França, Suíça e Itália são uma boa pedida para quem deseja ainda se aventurar em seus picos nevados.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>