Xingó: verdadeiro paraíso escondido no sertão sergipano - Passagem Aérea

Xingó: verdadeiro paraíso escondido no sertão sergipano

Zeca de chapéu

Xingó: verdadeiro paraíso escondido no sertão sergipano
Conheça o Cânion que surgiu após o represamento das águas do Rio São Francisco para a construção da Usina Hidrelétrica do Xingó

Constituído por formações rochosas de milhares de anos e paredões que impressionam, o Cânion do Xingó, está situado entre os estados de Sergipe e Alagoas e mostra que o nordeste brasileiro possui atrações que vão muito além de suas praias maravilhosas e rica culinária. Ele surgiu após o represamento das águas do Rio São Francisco para a construção da Usina Hidrelétrica do Xingó – inaugurada em 1994.

Portanto, para quem escolhe este como próximo destino de viagem a melhor forma de se conhecer o Cânion é por meio de um passeio de catamarã. A embarcação passa por suas águas verdes e entre seus paredões de pedras alaranjadas sobe o rio levando ao Paraíso do Talhado, um dos pontos mais estreitos do cânion, na margem alagoana.

Além disso, outro passeio bacana a bordo da embarcação é o passeio de catamarã à Grota de Angicos, sai de Piranhas, na margem alagoana, e leva os turistas até um ponto de apoio na margem sergipana, perto do lugar onde emboscaram Lampião e Maria Bonita.

Dependendo do dia ou do barco, o ponto de apoio pode ser o restaurante Angicos, mais rústico, ou o Cangaço Eco parque, que tem uma estrutura de lazer mais aprumada. De ambos os pontos saem passeios guiados pela trilha que leva à emboscada de Lampião.

Para deixar a atração turística ainda mais interessante, os guias se vestem como cangaceiros e contam a história de um jeito peculiar. Na volta a dica é tomar banho de rio e curtir um bom almoço com a culinária local.

Existem também mirantes para o cânion. No lado sergipano, um local indicado é a Fazendo Mundo Novo que combina vistas com trilhas que levam a sítios arqueológicos com inscrições rupestres.

Veja se há possibilidade de incluir uma visitinha à Hidrelétrica do Xingó, localizada entre a ponte e Piranhas, onde há tours guiados.

Além disso, a região reserva outras boas surpresas como a cidade de Piranhas (AL). Patrimônio histórico, é sede do Museu do Sertão, conta com várias casinhas coloridas charmosíssimas além de ser o ponto de partida para a Rota do Cangaço, passeio que refaz o trajeto do bando que preparou a emboscada para matar Lampião, o cangaceiro mais famoso do país. Piranhas é a melhor opção para dormir na região de Xingó. A cidade oferece ainda paisagens lindas do rio São Francisco e boas opções de restaurantes para curtir o clima noturno de uma cidade do interior.

Por fim, outra boa opção de passeio é o Museu de Arqueologia de Xingó, que conta um pouco da história da região com objetos datados de outros séculos, além de ressaltar a cultura nordestina. Um passeio pela Usina Hidroelétrica de Xingó também é uma boa pedida-a usina é enorme e super imponente. No fim da tarde, nada como curtir o pôr do sol do sertão. A silhueta dos cactos típicos da vegetação sertaneja aparece em frente ao sol avermelhado que se esconde no fim do dia. Um verdadeiro espetáculo da natureza!

Aproveite esta dica e feche já a sua viagem!

Curta nossa página no Facebook: www.facebook.com/passagemoficial
Siga no Instagram: www.instagram.com/passagemaereaoficial
E-mail: [email protected]
Se precisar de alguma ajuda, basta entrar em contato que ajudaremos no que for preciso.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



ÚLTIMOS POSTS

2020 Tec4You. Todos os direitos são reservados.