Por que desligar o celular dentro do avião?

Descubra os riscos causados pelo aparelho dentro da aeronave

Compartilhe:

Você já deve ter percebido que a maioria das pessoas andam com o celular na mão, não é?

Cada vez mais, as pessoas andam digitando, enviando mensagens ou apenas segurando o aparelho eletrônico, ao invés de colocá-lo dentro da bolsa.

Você já esqueceu o celular em casa e voltou para pegá-lo antes de sair? Se não, com certeza conhece alguém que já fez isso, certo? Seja pai, mãe, namorado ou amigo. O fato é que o celular passou a representar uma extensão do corpo humano.

Hoje em dia é muito difícil encontrar alguém que ande sem o aparelho eletrônico, ou que não tenha um smartphone. Isso é um importante reflexo do papel que o celular representa na sociedade.

Durante os jantares entre família ou um barzinho com os amigos, o celular faz parte da interação. Muitas vezes, ele é o ponto principal da conversa seja com mensagens do whatsapp ou a última fofoca do facebook.

Como o aparelho celular tornou-se cada vez mais presente na vida das pessoas, quando alguém pede para desligá-lo é com um aperto no coração que você o faz (quando faz).

As pessoas que estão acostumadas a viajar de avião sabem que durante o voo, todos os celulares precisam estar desligados. E por mais que o aviso seja constante durante a decolagem e aterrizagem de um avião, ainda há pessoas que insistem em deixar os aparelhos eletrônicos ligados.

Para esclarecer as dúvidas da maioria dos viajantes, o Passagem Aerea decidiu pesquisar e contar por que os celulares precisam estar desligados durante um voo.

Por que desligar o celular dentro do avião?

Antes de um voo decolar ou aterrizar, é comum a tripulação pedir aos passageiros que desliguem os aparelhos eletrônicos. Tanto o pouso quanto a decolagem são momentos críticos na aviação, que requerem a atenção redobrada dos pilotos.

São nessas fases que a torre de comando do aeroporto está em contato com a tripulação da aeronave. E por esse motivo, é imprescindível que todas as formas de interferência na comunicação devem ser evitadas.

Os tablets, notebooks e celulares emitem ondas eletromagnéticas que podem causar interferência na radiocomunicação do avião. É por isso que a tripulação pede para os passageiros desligarem os aparelhos eletrônicos durante o pouco e decolagem.

Embora, eles emitam ondas na frequência Gigahertz (GHz) e o avião trabalha na frequência Megahertz (MHz), ainda assim é possível ocorrer interferência na radiocomunicação entre os pilotos e a torre de comando.

Para ter uma ideia do tipo de interferência, faça um teste: aproxime o seu celular a uma caixa de som. O ruído que acontece é semelhante ao fenômeno que pode ocorrer nos aviões, causando falha de comunicação.

O “modo avião” do celular é seguro?

Todos já devem ter percebido que os celulares oferecem o “modo avião” entre as configurações, não é? Essa opção não é oferecida à toa.

Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil, os aparelhos eletrônicos podem ser utilizados durante o voo desde que não emitam ondas eletromagnéticas.

Portanto, no “modo avião”, você está liberado para usar o aparelho eletrônico. Mesmo assim, vale a pena perguntar as aeromoças antes de começar o seu joguinho favorito no celular.

Um aparelho eletrônico pode derrubar um avião?

Seja um celular smatphone, tablet ou notebook, todos os aparelhos eletrônicos emitem ondas eletromagnéticas. Embora, elas tenham o poder de interferir no sistema das aeronaves, nenhum acidente de avião já foi causado por um aparelho eletrônico.

O que acontece é que as ondas emitidas podem interferir na comunicação dos pilotos, principalmente no pouso e decolagem, causando assim falhas humanas que podem levar a um acidente aéreo.

É por esse motivo que a Anac deixa as companhias aéreas decidirem a liberação dos aparelhos eletrônicos durante os voos.

Nos últimos anos, os acidentes aéreos e falhas mecânicas nas aeronaves não foram causadas por aparelhos eletrônicos ou ondas magnéticas emitidas através deles.

Não vale pensar também que o número de aparelhos eletrônicos pode interferir no avião. Não é por que cinco aparelhos estão ligados, que o número de pontência é maior. Pelo contrário, as potências não se somam, portanto, o número de aparelhos não faz diferença.

O que pode acontecer é apenas ter um número maior de aparelhos que podem causar falhas na radiocomunicação dos pilotos.

WI-FI nos aviões

Hoje em dia, com a popularização do smartphones e do sistema de WI-FI, muitas companhias aéreas começaram a oferecer este serviço aos passageiros.

Eis que surge a dúvida: se é necessário desligar o celular nos aviões, por que as empresas oferecem WI-FI?

A interferência que a rede WI-FI pode causar ao avião é a mesma que a dos celulares. Dessa forma, a probabilidade de falhas é igual.

Porém, antes de uma aeronave ser autorizada a voar com WI-FI, ela deve passar por uma série de testes para comprovar que não há riscos no sistema de comunicação.

Duas empresas brasileiras já autorizam o uso de aparelhos eletrônicos durante o voo. A TAM permite a utilização apenas em algumas aeronaves, com limite de ligações feitas simultaneamente. Já a GOL oferece acesso WI-FI para dispositivos móveis em alguns aviões.

Antes de conectar o seu aparelho, pergunte a tripulação da aeronave para saber se o seu voo permite o uso de eletrônicos, ou não.

celular no avião

O fato é que nem todos os passageiros realmente desligam o celular ao ouvir a solicitação das aeromoças. Uma parcela bem pequena de viajantes ainda continuam com o aparelho ligado durante todo o voo (sem colocar no modo avião).

Se o celular fosse mesmo perigoso, assim como outros aparelhos eletrônicos, será que as companhias aéreas e aeroportos deixariam os passageiros entrarem nos aviões portando os equipamentos? Será que eles não exigiriam que os passageiros colocassem os eletrônicos nas malas despachadas?

O que vocês acham? Acreditam nas companhias aéreas? Vocês desligam o celular durante o voo ou deixam ligados no “modo avião”? E quando o passageiro ao seu lado continua com o aparelho ligado, qual a sua reação?

Conte para nós através dos comentários e diga quais matérias vocês gostariam de ver aqui no Passagem Aerea.

Compartilhe:

Participe deixando seu comentário!


Compass Agencia(camp)
Origem:
Data de Ida:
Destino:
Volta:
Adulto
Criança
Bebê
Ligue
(19) 3289 - 2474
Envie E-mail
Acesse o Site

BUSCAR

APLICATIVO

GUIAS

SAIBA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PassagemAerea.com.br

Bem - vindo ao PassagemAerea.com.br! O único site que reúne agências de viagem que vendem online e oferece a comodidade de você comprar com facilidade e segurança, em qualquer horário em sua casa, escritório ou celular.

Utilize o buscador e encontre o melhor preço para qualquer destino do Brasil e do mundo. Todos os dias o site divulga companhias aéreas que estão com preço promocional de passagens aéreas, aproveite e realize sua viagem pagando o menor preço!

As agências oferecem parcelamento em até 10x sem juros, consulte a origem e destino que deseja e confira os melhores preços com garantia CERTISIGN.

Encontre as melhores dicas e promoções de passagem aérea diariamente.

Copyright © 2017 • Todos os direitos reservados do site Passagem Aerea. Site criado pela CNTEC - Empresa de Marketing e Tecnologia