Você sabe o que é Jet Lag? Descubra como evitá-lo

A palavra é estranha, mas os sintomas são bastante comuns

Compartilhe:

Muitas pessoas não sabem o que é isso. Algumas já até imaginaram o que seja, e por isso nós do Passagem Aerea vamos explicar o que é jet lag e dar algumas dicas de como evitá-lo.

Em viagens nacionais, uma boa dormida em terra firme já basta para que nosso corpo volte a se sentir humano novamente, mas em grandes jornadas de voo como por exemplo, um voo para o Japão, que totalizam 12 horas de diferença do Brasil, na prática, uma vez lá, você passa a tomar café da manhã quando na verdade deveria estar jantando, e o relógio biológico simplesmente surta.

Com a diferença de horários, nosso organismo que estava acostumado com um ritmo de 24 horas consecutivas percebe uma alteração e muda seu comportamento, esse é o chamado jet lag. Dependendo do organismo da pessoa, ela pode ser imune ao jet lag, mas em contrapartida existem organismos que se sentem bêbados, com a sensação de estar parcialmente acordado.

Sabendo que o jet lag afeta cada pessoa de uma maneira, com fadiga, insônia, excesso de sono e dificuldade de concentração, vamos deixar aqui algumas dicas de como evitá-lo, lembrando que isso não é uma doença, mas sim o efeito de alteração do relógio biológico.

Jet lag

As pessoas que já voaram para algum lugar e sofreram de jet lag, alegam que quem viaja em direção leste é sempre pior do que fazer o caminho inverso. Ou seja, teoricamente se você estiver fazendo uma viagem para a Austrália, na volta, o sofrimento será menor. Isso porque quando atrasamos o relógio biológico é mais fácil do que adiantá-lo. Por exemplo, se em um dia de festa você dormir mais tarde do que o normal, é bem mais fácil do que pegar no sono várias horas antes do normal.

Durante o voo é possível começar a adaptação, que pode significar não aceitar a comida servida no avião, se este for o caso. Se sua fome não permitir recusa, opte por alimentos leves e evite bebidas alcoólicas para que não exista distúrbios nos padrões de seu sono.

O uso de calmantes e sedativos, sob prescrição médica, é uma boa maneira de reeducar seu sono. Os medicamentos, no entanto, não são recomendados no avião, especialmente para viagens longas, então, reeduque seu sono ainda em casa.

Fazer exercícios leves assim que chegar  ao seu destino é uma boa maneira de evitar o jet lag. Nosso organismo se adapta conforme a quantidade de luz do ambiente, se falta luz, o corpo entende que está se aproximando da hora de dormir, em ambientes com muita luz, o corpo sabe que está na hora de se movimentar.

Além dos sintomas normais do jet lag, podemos evitá-lo ficando longe do estresse e cansaço antes e durante a viagem, então comece arrumando sua mala com um tempo de antecedência da viagem e separe todos os seus documentos em um envelope, para que no momento do embarque sua mente esteja relaxada e sem preocupações. Durma bem na noite anterior e evite comidas pesadas na alimentação antes da viagem.

Mas e se eu me prevenir e ainda sim sofrer os sintomas do Jet lag?

Se mesmo tomando todos os cuidados e precauções listados acima você sentir um ou mais sintomas do Jet lag, será necessário tomar cuidado no primeiro dia de sua viagem e não tentar mentir para seu corpo quanto aos sintomas, driblando com energéticos e comprimidos.  Neste caso esqueça a programação do primeiro dia e vá descansar, durma bem e o tempo que for necessário para que seu corpo volte ao normal, no segundo dia levante cedo, tome um café da manhã reforçado e faça alguns exercícios físicos como, por exemplo, uma caminhada no parque ou uma ida a um supermercado.

Com essas dicas você conseguirá aproveitar bastante sua viagem para o Japão, ou qualquer outro país que tenha uma grande jornada de voo, boa viagem!

Compartilhe:

Participe deixando seu comentário!


Compass Agencia(camp)
Origem:
Data de Ida:
Destino:
Volta:
Adulto
Criança
Bebê
Ligue
(19) 3289 - 2474
Envie E-mail
Acesse o Site

BUSCAR

APLICATIVO

GUIAS

SAIBA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PassagemAerea.com.br

Bem - vindo ao PassagemAerea.com.br! O único site que reúne agências de viagem que vendem online e oferece a comodidade de você comprar com facilidade e segurança, em qualquer horário em sua casa, escritório ou celular.

Utilize o buscador e encontre o melhor preço para qualquer destino do Brasil e do mundo. Todos os dias o site divulga companhias aéreas que estão com preço promocional de passagens aéreas, aproveite e realize sua viagem pagando o menor preço!

As agências oferecem parcelamento em até 10x sem juros, consulte a origem e destino que deseja e confira os melhores preços com garantia CERTISIGN.

Encontre as melhores dicas e promoções de passagem aérea diariamente.

Copyright © 2017 • Todos os direitos reservados do site Passagem Aerea. Site criado pela CNTEC - Empresa de Marketing e Tecnologia