Governo recua e reduz imposto de renda sobre remessas ao exterior

Redução será de 25% para 6,38%

Compartilhe:

O Ministério do Turismo anunciou, no final da noite desta terça-feira (1), a redução do Imposto de Renda sobre remessas ao exterior. Desta forma, a redução vai ser alterada de 25% para 6,38% por conta de uma medida provisória editada pelo governo.

Agências de viagens, operadoras e agentes de turismo criticaram o aumento, pois o aumento do imposto teria impacto direto sobre reservas de hotéis realizadas e pagas no Brasil, além de bilhetes de trem e ingressos, por exemplo.

No dia 16 de janeiro o Diário Oficial da União publicou uma instrução normativa da Receita Federal estabelecendo tributação elevada de 25% do IR Retido na Fonte sobre remessas de valores ao exterior para pagamentos de serviços de hospedagem, transporte, cruzeiros marítimos ou pacotes de viagens realizadas a partir de 1º de janeiro de 2016.

Para as companhias aéreas e empresas de navegação marítima, a taxa seria de 15%. A medida, no entanto, prejudicou muito as operadoras e agências de turismo brasileiras, que precisam pagar hotéis, companhias aéreas e marítimas, receptivos e prestadores de serviço no exterior depois que vendem pacotes ou serviços de viagens para os seus clientes.

Outros itens comuns em viagens também entrariam na nova alíquota, como aluguéis de carros, venda de ingressos e todo tipo de produto ou serviço turístico que for vendido no Brasil, pago em real e que demandar ao intermediário remessa de valor ao exterior para remunerar o prestador do serviço passaria a ser tributado.

Sem mudanças – Quem fizer compras com cartão de crédito no exterior continuará pagando 6,38% de IOF no exterior. A compra de moeda estrangeira nas casas de câmbio permanece com imposto de 0,38%.

 

Nada muda também nas seguintes situações:

– compras com cartão de crédito feitas diretamente em sites internacionais e em empresas com sede fora do Brasil

– pagamentos de diárias em hotéis realizados no exterior

– remessas com fins educacionais, científicos e culturais

– despesas como taxas escolares, taxas de exames de proficiência, taxas de inscrição em congressos, seminários e assemelhados

– despesas com manutenção de dependentes no exterior, desde que não se trate de rendimentos obtidos pelos favorecidos;

– remessas de pessoas físicas residentes no Brasil para cobertura de despesas médico-hospitalares próprias ou de dependentes.

Passaporte

 

Compartilhe:

Participe deixando seu comentário!


Multitur Viagens
Origem:
Data de Ida:
Destino:
Volta:
Adulto
Criança
Bebê
Ligue
(85) 3244 - 2200
Envie E-mail
Acesse o Site

BUSCAR

APLICATIVO

GUIAS

SAIBA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PassagemAerea.com.br

Bem - vindo ao PassagemAerea.com.br! O único site que reúne agências de viagem que vendem online e oferece a comodidade de você comprar com facilidade e segurança, em qualquer horário em sua casa, escritório ou celular.

Utilize o buscador e encontre o melhor preço para qualquer destino do Brasil e do mundo. Todos os dias o site divulga companhias aéreas que estão com preço promocional de passagens aéreas, aproveite e realize sua viagem pagando o menor preço!

As agências oferecem parcelamento em até 10x sem juros, consulte a origem e destino que deseja e confira os melhores preços com garantia CERTISIGN.

Encontre as melhores dicas e promoções de passagem aérea diariamente.

Copyright © 2017 • Todos os direitos reservados do site Passagem Aerea. Site criado pela CNTEC - Empresa de Marketing e Tecnologia