Guia para a primeira viagem de avião

Tire suas dúvidas sobre check-in, embarque, bagagem e muito mais

12/12/2017 Bruno Mancini

Atualizado em: 8 de Março de 2018

As passagens estão compradas e a data da tão sonhada primeira viagem está perto. Mas você sabe todos os detalhes para não passar por muitas dificuldades momentos antes do embarque, na viagem e no desembarque?

Claro que qualquer dúvida pode ser esclarecida com centenas de funcionários dos aeroportos e até mesmo outros turistas. Mas saber passo a passo de sua viagem vai ajudá-lo a ter um passeio tranquilo e sem imprevistos.

Confira um guia completo que o Passagem Aérea preparou para você curtir sua viagem:

ARRUMANDO AS MALAS
São permitidas uma bagagem de mão e uma bagagem despachada. A bagagem de mão deve ter no máximo dez quilos e será carregada por você no avião. Nela é possível colocar objetos como carteira, celular, documentos pessoais, computador e aparelhos eletrônicos. Não entram na mala objetos cortantes como alicate, tesoura de unha e canivetes e nem mesmo frascos com líquidos com mais de 100 ml e produtos inflamáveis ou explosíveis.

Cada passageiro, incluindo crianças, podem levar uma bagagem grande despachada no momento do check-in. Ela pode ter no máximo 23 quilos. Se houver excesso, será cobrada uma taxa extra.

DOCUMENTAÇÃO
Separe com antecedência o documento necessário para viagem. Em vôos nacionais, você pode usar RG, CNH, passaporte nacional ou carteira de trabalho – são válidos originais ou cópias autenticadas. Deixe com você sempre em um local de fácil acesso, pois ele será pedido mais de uma vez.

Em viagens internacionais, são necessários o passaporte com o visto do local a ser visitado (caso o país exija).

KIT DE VIAGEM
Use roupas e calçados confortáveis para viajar. O ar-condicionado da aeronave normalmente é bastante gelado, por isso leve uma blusa. Carregue chicletes, pois algumas pessoas sentem dor de ouvido no momento do pouso e da decolagem. Para quem costuma sentir enjoos, leve o remédio habitual.

HORÁRIO NO AEROPORTO
Para viagens nacionais, o ideal é chegar ao aeroporto com pelo menos duas horas de antecedência da partida do avião. Para voos internacionais, o melhor é chegar com três horas de antecipação.

O QUE FAZER AO CHEGAR NO AEROPORTO ?
Ao chegar ao terminal, procure pelo balcão de embarque da companhia aérea em que irá viajar. É o momento de fazer o check-in, que consiste simplesmente no ato de se apresentar com o documento de identificação. Se possível, leve o bilhete da passagem aérea emitido no momento da compra (chamado também de e-ticket).
A mala grande deve ser despachada nesse momento. Ela será pesada, identificada e despachada. O funcionário lhe entregará o cartão de embarque com informações sobre o seu voo. Guarde bem este papel, pois ele garante sua entrada no avião.

COMO EMBARCAR?
Depois de finalizar o check-in, procure pelo portão de embarque. Há dois: um para embarque doméstico e outros para embarque internacional. É obrigatório passar pelo detector de metais. Lembre-se de tirar todos os objetos metálicos que portar (chaves, moedas, cinto), que devem passar junto com a bagagem de mão no raio-X.

O QUE PODE LEVAR NO AVIÃO ?
Procure por seu assento assinalado no cartão de embarque. Os aparelhos eletrônicos devem ser desligados na hora do pouso e da decolagem. O celular precisa permanecer o tempo todo desligado ou no modo avião. Não é permitido fumar. Durante a viagem, será servido algum lanche e bebidas, mas se o voo for longo, o melhor é alimentar-se bem antes ou levar petiscos a bordo.

TURBULÊNCIA
A turbulência é o movimento de ar que faz o avião balançar. As aeronaves, no entanto, são construídas para suportar esses alterações e até mesmo raios e relâmpagos. Apenas permaneça sentado e afivele o cinto até que o voo seja normalizado.

ESCALA x CONEXÃO
Na hora de comprar sua passagem, você vai perceber que alguns vôos são diretos e outros têm conexão ou escala em outras cidades.

Em voos com conexão, o passageiro precisa desembarcar do avião e embarcar em outro rumo ao destino final. Nos voos nacionais, as malas são transferidas para outra aeronave pelos próprios funcionários da companhia aérea. Portanto, não é preciso se preocupar com a sua.

Nos voos com escala, o avião aterrissa em uma ou mais cidades antes do destino final, para desembarque e embarque de outros passageiros. Porém, não é preciso deixar a aeronave.

Ao sair do avião, procure pela esteira assinalada com o número do seu voo e fique atento a sua mala

COMO PEGAR A BAGAGEM ?
Ao chegar ao seu destino, vá à área de desembarque e procure pela esteira assinalada com o número de seu voo. Fique de olho até aparecer a sua mala e confira, antes de pegá-la, se é mesmo a sua.

 

Viagem de Avião

Compartilhe:


Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *