Guia Prático de Roma - Aeroporto

A verdade que ninguém nunca contou sobre o Aeroporto de Roma

Compartilhe:

Nunca tinha pensado em conhecer a Europa. Na verdade, a única influência europeia que existia na minha vida era meu sobrenome: Fraccaroli. Embora minha família sempre tivesse me incentivado a conhecer meu “lugar de origem”, preciso confessar que nunca foi minha intenção comprar uma passagem aérea para a Itália.

Eu sempre fui aquela menina que era mais apaixonada pelos filmes hollywoodianos e sonhava em conhecer a Estátua da Liberdade. Mas, como tudo acontece por uma razão, a vida se encarregou de mudar meus conceitos. Em Janeiro deste ano, eu desembarquei na Espanha, peguei um trem até Portugal, voei até a França e terminei minhas férias na Itália. E como o Passagem Aérea é o lugar perfeito para escrever sobre viagens, criei um Guia Prático de Roma.

Para relatar essa experiência, resolvi separar o texto em rápidos tópicos que serão publicados diariamente aqui no Passagem Aérea. Para começar essa jornada, vou explicar como foi a chegada ao Aeroporto Internacional de Roma – Leonardo da Vinci Fiumicino e qual a sensação de desembarcar nele.

Aeroporto Internacional de Roma - Leonardo da Vinci Fiumicino

Depois de passar por alguns aeroportos da Europa, achei que o Fiumicino, como é conhecido, seria apenas mais um. Para a minha surpresa, o local se mostrou muito maior do que eu imaginava. Meu desembarque foi às 10h30, após voo direto da França. O Aeroporto Internacional de Roma – Leonardo da Vinci Fiumicino é dividido em três terminais: A (para voos nacionais), B (para voos de países do Tratado de Schengen) e C (para voos internacionais de outros países).

O número de voos diários faz com que o Aeroporto de Roma seja o mais agitado da Itália e um dos mais movimentados de toda a Europa. Além das grandes companhias aéreas, as empresas de baixo custo, conhecidas como Low Cost, também marcam presença, tais como: EasyJet, Air Transat, Transavia e Blue Air.

Com bastante informação, o aeroporto é de fácil entendimento para as pessoas que não falam a língua nativa (meu caso!). Toda a sinalização está feita também em inglês e, em alguns lugares, em espanhol. Os postos de atendimento ao turista também são bem localizados. Se você prefere alugar um carro logo no desembarque, o aeroporto oferece balcões de locação de automóveis nos terminais nacionais e internacionais, de diversas companhias, como: Avis, Easycar, Locauto, Auto Europa e Italy by Car.

Minha chegada foi rápida e não fiquei muito tempo em Fiumicino. Mas mesmo assim deu para perceber a ótima estrutura que Roma proporciona aos turistas.Na chegada em Roma, o serviço para a retirada de bagagens é bem sinalizado, levando você do avião até a sala de espera. Todo o processo foi rápido e minha mala logo estava comigo.

Dentro do Aeroporto Internacional você tem serviços como caixas eletrônicos, casa de câmbio, correio, acesso à Internet Wi-Fi e telefones públicos. Também há diversos restaurantes espalhados pelo local, assim como lojas de souvenirs, lembranças, joias, bebidas e cigarros (algumas são duty free). Se você vai fazer escala ou conexão com outro voo, tem a opção de guardar sua bagagem no piso térreo do terminal internacional, na área de chegadas. Para utilizar o serviço, basta se informar com um funcionário do aeroporto.

Para sair do Aeroporto Fiumicino, que fica a cerca de 26 quilômetros de Roma, você pode optar pelo transporte público ou pelo serviço de transfer. O mais fácil para chegar até a cidade é utilizar o serviço expresso, chamado Leonardo Express. Este trem faz o trajeto do aeroporto até a estação central ferroviária de Roma, Termini, em aproximadamente 30 minutos, com custo de 14 Euros. Você também tem a opção de escolher o trem Sabina-Fiumicino Line (FR1), que faz o mesmo trajeto, em um tempo maior e com paradas nas estações Tiburtina, Tuscolana, Ostiense, Trastevere. Este serviço custa 8 Euros. O serviço de transfer é feito por empresas particulares e não vinculadas ao aeroporto. Geralmente, essas companhias cobram o valor de 15 Euros para levá-lo de Fiumicino até a porta do seu hotel.

Como eu tinha poucos dias para ficar em Roma, quis aproveitar ao máximo o tempo e a experiência, portanto optei pela opção do trem Leonardo Express. Assim que desci na estação Termini, fiz baldeação e peguei a linha A vermelha em direção ao meu hotel. Para saber como são as linhas de metrô e o sistema de transporte de Roma, fique ligado nas próximas dicas do Passagem Aérea.

O Retorno

Para retornar a Portugal, onde eu pegaria um voo para o Brasil, o Aeroporto Internacional de Roma foi o mais exigente em toda a minha viagem pela Europa. Os seguranças foram respeitosos e gentis. No meu caso, todos falaram em inglês e solicitaram que eu tirasse todas as blusas de frio, lenço do pescoço, touca, botas e objetos do bolso. Pediram para que eu retirasse da mala de mão todos os aparelhos eletrônicos e qualquer tipo de líquido ou creme, desde perfumes até pasta de dentes, para passar os pertences isolados pelo raio-x.

Após passar pela porta de segurança de detector de metal, fui revistava por uma policial feminina. Logo depois da revista, outra funcionária passou um lenço em minhas mãos para fazer um teste de pólvora (para ver se eu tinha mexido com algum explosivo antes do voo). Depois do resultado negativo, fui liberada para colocar meus casacos, botas e seguir viagem. A Itália foi, sem dúvida, o país mais criterioso e preocupado com a segurança do voo e dos passageiros.

Compartilhe:

Participe deixando seu comentário!


Viagens E Férias
Origem:
Data de Ida:
Destino:
Volta:
Adulto
Criança
Bebê
Ligue
(11) 3251 - 2585
Envie E-mail
Acesse o Site

BUSCAR

APLICATIVO

GUIAS

SAIBA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PassagemAerea.com.br

Bem - vindo ao PassagemAerea.com.br! O único site que reúne agências de viagem que vendem online e oferece a comodidade de você comprar com facilidade e segurança, em qualquer horário em sua casa, escritório ou celular.

Utilize o buscador e encontre o melhor preço para qualquer destino do Brasil e do mundo. Todos os dias o site divulga companhias aéreas que estão com preço promocional de passagens aéreas, aproveite e realize sua viagem pagando o menor preço!

As agências oferecem parcelamento em até 10x sem juros, consulte a origem e destino que deseja e confira os melhores preços com garantia CERTISIGN.

Encontre as melhores dicas e promoções de passagem aérea diariamente.

Copyright © 2017 • Todos os direitos reservados do site Passagem Aerea. Site criado pela CNTEC - Empresa de Marketing e Tecnologia