Guia para Passageiros de Primeira Viagem - PARTE 3

Dicas para quem vai viajar pela primeira vez de avião

Compartilhe:

Chegamos a terceira e última parte do nosso Guia para Passageiros de Primeira Viagem. Após falarmos sobre as dicas para Antes do Voo e Durante o Voo, falaremos hoje sobre Após o Voo. O momento do desembarque é o mais esperado. Você chega ao seu destino final para aproveitar os melhores momentos de sua viagem.

Até então, você já aprendeu a comprar a passagem, arrumou suas malas de acordo com as nossas dicas e regras dos aeroportos, teve um voo tranquilo com as nossas explicações sobre as turbulências e aproveitou a paisagem lá de cima. Agora, após o voo, é só pegar sua bagagem e curtir suas férias.

No ato de compra da passagem, você está firmando um contrato de transporte com a Companhia Aérea de sua escolha. Caso você seja desrespeitado ou sinta que seus direitos foram violados, você deverá relatar o problema a um funcionário da empresa aérea, reivindicando seus direitos de consumidor. Para não ter nenhuma dor de cabeça, explicaremos como você deve reagir caso aconteça alguma problema.

Escalas e Conexões

É muito comum em alguns voos de longa distância, o avião fazer uma escala ou uma conexão em outras cidades, antes do seu destino final. A escala acontece quando o avião aterrissa antes de seu destino final para abastecer, embarcar ou desembarcar passageiros, sem a necessidade da troca de aeronave.

A conexão acontece quando o passageiro é obrigado a desembarcar em uma cidade, antes do seu destino final, para trocar de aeronave e continuar a viagem. Nesse caso, os passageiros de trânsito, como são chamados os que necessitam fazer a conexão, devem seguir as orientações dos funcionários da Companhia Aérea para embarcar no próximo voo. A conexão pode variar de horários. Algumas são rápidas com um período de 1 hora para a troca de avião, outras são mais demoradas com uma conexão que pode chegar até 10 horas

É recomendável perguntar a sua empresa aérea se será necessário recolher suas bagagens para despachá-las mais tarde, ou se elas serão repassadas diretamente ou destino final. Preste atenção nos comunicados e informações das companhias, para que você não tenha nenhuma dúvida.

Embarque

Bagagens

Como já explicamos anteriormente nas Dicas Essenciais para Preparar sua Bagagem, as bagagens devem respeitar os limites impostos pelas Companhias Aéreas e pelos Aeroportos. Durante o voo, as bagagens despachadas são de responsabilidade da companhia aérea, enquanto a bagagem de mão é de sua inteira responsabilidade.

Assim que sair do avião, você será conduzido até a sala de desembarque, onde uma esteira estará com as malas dispostas aos passageiros. Toda e qualquer tipo de bagagem deve ser devolvida ao passageiro, da mesma maneira como foi despachada. Caso aconteça de você encontrar algum problema com suas malas, você deve reportar o ocorrido imediatamente à empresa aérea, ainda na sala de desembarque. De preferência, comunique o problema por escrito.

Mesmo sendo difícil de acontecer, em casos de furtos, o mesmo deve ser feito. Você deverá comunicar, por escrito, a empresa aérea responsável pela sua viagem. Para facilitar o desenvolvimento do caso, também é necessário fazer um boletim de ocorrência na Polícia.

Você também pode entrar em contato em até 15 dias após a data de desembarque. Mas se você já está no aeroporto, não custa perder esse tempo para resolver todas as exigências. Para relatar seu problema, você deverá, obrigatoriamente, apresentar o comprovante de despacho da sua bagagem. Portanto, guarde bem esse documento.

O tempo para a solução do problema com suas bagagens varia dependendo do tipo de viagem. Para voos nacionais, você terá 30 dias para receber suas malas extraviadas. Em caso de voos internacionais, o período é menor, você tem apenas 21 dias para receber tudo de volta. Caso esse prazo não seja respeitado, a Companhia Aérea é obrigada a indenizar o passageiro.

O Aeroporto

Dentro de todos os aeroportos é possível encontrar um balcão de informações, assim como um Achados e Perdidos. Também é comum ter serviços públicos como a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), Polícia Federal, Receita Federal, Anvisa, Juizado da Infância e Juventude, Polícia Civil e Militas, entre outros órgãos.

Para o deslocamento do terminal, ou sala de desembarque, até o avião, a Companhia Aérea solicita o transporte antecipadamente ao Aeroporto. Portanto, você não deve se preocupar com isso. Se você desejar levar suas bagagens em carrinhos, os mesmos são disponibilizados pela Infraero para o uso nas áreas dos Terminais de Passageiros.

No caso dos estacionamentos dos aeroportos, cada operador aeroportuário pode definir como serão as gestões de seu estabelecimento. Tanto no caso dos táxis e transportes públicos, os preços e disponibilidade não são de responsabilidade dos aeroportos ou das companhias aéreas. Esses serviços são de oferecidos e regulados pelo órgão público da região  municipal, estadual ou distrital.

Infraero

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária  está sediada em Brasília e também está presente em todos os Estados brasileiros. A Infraero é vinculada à Secretaria de Aviação Civil, administrando grandes e pequenos aeroportos brasileiros. A empresa mantém diferentes canais de comunicação com seus clientes. Você pode entrar em contato para dar suas sugestões ou fazer reclamações. Também é possível encontrar balcões de informações nos principais aeroportos brasileiros, prontos para apoiar os passageiros.

Voo

Agora que você já está preparado para voar, aproveite sua estadia e divirta-se. Fique ligado nas nossas próximas dicas. Boa viagem!

Acesse também o Guia para Passageiros de Primeira Viagem – Parte 1 e Parte 2!

Compartilhe:

Participe deixando seu comentário!


Vép Turismo
Origem:
Data de Ida:
Destino:
Volta:
Adulto
Criança
Bebê
Ligue
(11) 3062 - 3219
Envie E-mail
Acesse o Site

BUSCAR

APLICATIVO

GUIAS

SAIBA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PassagemAerea.com.br

Bem - vindo ao PassagemAerea.com.br! O único site que reúne agências de viagem que vendem online e oferece a comodidade de você comprar com facilidade e segurança, em qualquer horário em sua casa, escritório ou celular.

Utilize o buscador e encontre o melhor preço para qualquer destino do Brasil e do mundo. Todos os dias o site divulga companhias aéreas que estão com preço promocional de passagens aéreas, aproveite e realize sua viagem pagando o menor preço!

As agências oferecem parcelamento em até 10x sem juros, consulte a origem e destino que deseja e confira os melhores preços com garantia CERTISIGN.

Encontre as melhores dicas e promoções de passagem aérea diariamente.

Copyright © 2017 • Todos os direitos reservados do site Passagem Aerea. Site criado pela CNTEC - Empresa de Marketing e Tecnologia