Gorjetas Internacionais - Dicas de viagem para não passar vergonha

Saiba como funcionam as gorjetas em viagens internacionais

Compartilhe:

No Brasil, as gorjetas já fazem parte da conta final. O que muitos não sabem é que a famosa taxa de serviço, indicada pelos bares e restaurantes, não é obrigatória. Na verdade, os 10% acrescentados nas contas são considerados uma gratificação pela qualidade do serviço. Mesmo assim, apesar da não obrigatoriedade, muitas pessoas recebem olhares feios caso não paguem os 10%.

Já encontrei diferentes modos de cobrar a taxa de serviço. Alguns restaurantes colocam o valor direto na conta, enquanto outros perguntam ao cliente, na hora do pagamento, se podem ou não acrescentar os 10%. Claro, que muitas pessoas ficam sem jeito de falar “não”, mas só de deixar explícito que a taxa é facultativa, já é uma atitude bacana.

Também já frequentei locais onde a frase “Não cobramos taxa de serviço” aparece na parte superior da conta. Nesse caso, sempre gosto de deixar um valor simbólico, quando estou satisfeita com o serviço. E o melhor é que repasso diretamente ao garçom.

Mesmo assim, para não fazer feio nos outros países, separei algumas dicas para vocês. Em alguns lugares, além dos bares e restaurantes, também é comum deixar um caixinha para o taxista ou para quem carregar suas malas no hotel.

gorjeta

Estados Unidos: Os garçons esperam entre 15% a 20% do valor final da conta. Isso demonstrará que você ficou satisfeito com o serviço deles. Caso queira deixar mais, fique a vontade! Nos bares mais despojados e nos táxis, US$ 2 é o suficiente.

Austrália: Na terra do canguru, o ato de deixar gorjeta não é comum. Na realidade, os garçons ou taxistas não esperam esse tipo de costume. Mas isso não significa que eles não vão gostar caso você arredonde o valor final e diga “keep the change”.

França: Aqui sim as taxas de serviço são definidas pelo governo. Na conta serão acrescidos 15% sobre o valor final, obrigatoriamente. Portanto, não é necessário deixar mais nada, a não ser que você queira.

Alemanha: A gorjeta não vem sinalizada na conta final, porém também é de bom agrado para os garçons. Vale deixar uns 10% sobre o valor da conta. Nos hotéis também é bacana deixar uma caixinha de 3 a 5 euros.

Portugal: Outro país em que as gorjetas não são sinalizadas. A maioria das pessoas não deixa nenhuma caixinha, apenas em restaurantes mais sofisticados e em finais de semana. O valor é de 5% a 10%.

Itália: Não vem identificada na conta, mas é esperada pelos garçons. Deixar 10% ou arredondar a conta já é satisfatório. Taxistas também esperam uma graninha dos turistas.

Espanha: A gorjeta é esperada, porém não tem um valor fixo. Uma caixinha de 2 euros é satisfatório. Se escolher deixar 5 euros significa que você ficou muito satisfeito com o serviço.

China: A prática não é um costume entre os chineses. Mesmo assim, caso queira deixar uma gorjeta, não existe nenhuma regra para o valor.

Índia: As gorjetas são bem vindas e esperadas. Lembre-se dos porteiros, taxistas e empregados do hotel, além dos garçons dos restaurantes. Um valor simbólico de 10% a 15% é satisfatório.

Turquia: Os estabelecimentos mais simples esperam de 5% a 10%, enquanto os mais sofisticados esperam entre 10% e 15%.  Os empregados do hotel também esperam cerca de US$ 1 por mala. Os taxistas não esperam gorjetas, mas gostam quando os turistas arredondam o valor da corrida.

Aproveite essas dicas para não passar vergonha na hora de acertar as contas e boa viagem!

Compartilhe:

Participe deixando seu comentário!


Iaf Tours
Origem:
Data de Ida:
Destino:
Volta:
Adulto
Criança
Bebê
Ligue
(92) 99208 - 5082
Envie E-mail
Acesse o Site
PassagemAerea.com.br

Bem - vindo ao PassagemAerea.com.br! O único site que reúne agências de viagem que vendem online e oferece a comodidade de você comprar com facilidade e segurança, em qualquer horário em sua casa, escritório ou celular.

Utilize o buscador e encontre o melhor preço para qualquer destino do Brasil e do mundo. Todos os dias o site divulga companhias aéreas que estão com preço promocional de passagens aéreas, aproveite e realize sua viagem pagando o menor preço!

As agências oferecem parcelamento em até 10x sem juros, consulte a origem e destino que deseja e confira os melhores preços com garantia CERTISIGN.

Encontre as melhores dicas e promoções de passagem aérea diariamente.

Copyright © 2017 • Todos os direitos reservados do site Passagem Aerea. Site criado pela YUPPTECH - Empresa de Marketing e Tecnologia