Dia das Bruxas: Você sabe quando a data foi criada?

Maior festa dos Estados Unidos já se espalhou pelo mundo todo

31/10/2017 Bruno Mancini

Atualizado em: 15 de Março de 2018

Hoje é comemorado em todo o mundo o Dia das Bruxas (ou Halloween). A festa, apesar de ter sua origem nos Estados Unidos, ganhou o mundo inteiro já e ganha cada vez mais adeptos no Brasil.

O Halloween é a maior festa cristão dos Estados Unidos e é uma celebração aos mortos. A data é muito comum em países anglo-saxônicos e foi levada à América do Norte pelos irlandeses.

A festa é comemorada no dia 31 de outubro justamente por ser véspera do Dia de Todos os Santos, em 1 de dezembro. O próprio nome Halloween é originário do termo “All Hallow’s Eve”, que quer dizer “véspera de Todos os Santos, em português.

Segundo a tradição, a festa teve início no século 18 a partir do festival pagão dos Celtas, chamado Samhain (em tradução, o “fim do verão”). A celebração durava três dias e era iniciada no último dia de outubro em homenagem ao Rei dos Mortos. Fogueiras eram preparadas em celebração a abundância de comida depois da época da colheita.

Atualmente, o significado do Halloween está um pouco mais ligada à agricultura e inclui muitos dos símbolos do campo, como a abóbora.

Aqui no Brasil, a forma mais comum de aproveitar o Dia das Bruxas ainda são em festas particulares, já que não existe nenhuma grande manifestação popular sobre a temática.

Compartilhe:


Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *