Onde comer em Macapá

A gastronomia de Macapá é típica da região norte do país. As receitas encontradas na cidade também são bastante conhecidas nos outros estados, como Amazonas, por exemplo.

Os ingredientes e condimentos são de influência indígena com uma pitada de cultura nortista. Os produtos mais utilizados são os peixes e a mandioca. Os frutos do mar também fazem sucesso entre os restaurantes de Macapá.

A carne de sol é bastante consumida pela região, assim como o tacacá, o tucupi e jambu.

É muito comum outras regiões brasileiras incluírem receitas do norte no cardápio, sem ao menos saber de onde elas vem.

Por exemplo, um prato típico que o sudeste adora comer é a tapioca, uma receita vinda do norte. Outros pratos da culinária nortista são farofas, canjicas, mingau, doce de cupuaçu, ariá (espécie de rabanete) e leite de búfala.

Em Macapá é comum encontrar estabelecimentos servindo Caldo de Tacacá, uma famosa sopa da região que é feita com frutos do mar, mandioca, alho, chicória, goma e jambu.

Já o Tucupi é conhecido pelo prato Pato no Tucupi, que é feito com o caldo extraído da raiz da mandioca brava.

O ingrediente pode ser perigoso se não for manuseado com cuidado. Se o tucupi for ingerido cru, ele pode ser venenoso devido ao ácido cianídrico. Portanto, escolha bem o local para experimentar a iguaria.

O Jambu também é uma ótimo componente na culinária nortista. Ele é comparada com o conhecido agrião, embora seja uma erva nativa da Amazônia. Considerado um ingrediente afrodisíaco para as mulheres, o Jambu é bem utilizado nas receitas do Amapá.

Para conhecer melhor a região, procure restaurantes típicos e locais para experimentar os verdadeiros pratos do Macapá.

Conheça os estabelecimentos Bambino, Bolinha, Buriti, Primo José, Bambu Bar, Chão do Nordeste e Carne de Sol. Todos são ótimos restaurantes para comer as melhores receitas da capital do Amapá.