Praias de Aracaju

Como uma boa cidade litorânea, Aracaju reserva grandes áreas verdes, mar, oceano e areia. Para ajudar a criar um roteiro mais prático, a equipe do Passagem Aerea separou as principais praias da capital sergipana.

Veja a seguir os principais pontos para conhecer, tirar uma foto, tomar um banho de mar, praticar esportes e até experimentar alguns quitutes de Aracaju.

Na região central da cidade está localizada a Praia de Atalaia, uma das mais famosas de Aracaju. Sua orla é bem movimentada por conta dos bares, quiosques, restaurantes e até quadras esportivas ao ar livre. Já a praia também não fica para atrás e oferece ao visitante um clima familiar e uma longa faixa de areia. São seis quilômetros de extensão e águas apropriadas para o banho de mar.

No litoral sul da região, a cerca de 80 quilômetros de Aracaju, é possível conhecer outra praia bem famosa do estado: a Praia do Saco. Nesse local paradisíaco, a água é calma e tranquilizante, assim como a areia é fina e clara.

Na Praia do Saco, várias barracas e quiosques ficam dispostos aos turistas. O custo do local é bem barato, diferente de outras regiões. São vários pratos típicos para experimentar, principalmente o aperitivo de Aratu, menor caranguejo da espécie, feito na folha de bananera.

Partindo da Praia do Saco, é possível fazer um passeio de escuna pelas águas do rio Piauí, até a Ilha da Sogra, um local de parada obrigatória para os turistas.

A ilha começou a ganhar fama quando uma divertida história chegou aos ouvidos dos habitantes de Sergipe. Segundo a lenda, um pescador deixou sua sogra na ilha até a maré aumentar. Quando voltou para buscá-la, as águas já tinham tomado conta da areia.

Pensando que sua sogra tinha sumido, chegou em casa e ficou surpreso ao ver a própria mãe de sua mulher já na residência. A sogra tinha sido resgatado por outros dois homens, que até hoje, são ignorados pelo pescador.

Sendo verdade ou não, o fato é que para visitar a Ilha da Sogra é necessário fazer um planejamento, uma vez que ela só é possível ser conhecida quando a maré está baixa. Vale a pena falar com os habitantes locais para saber qual é o melhor dia e horário para visitar a Ilha da Sogra.

Tanto no litoral sul, quanto no norte, ainda é possível encontrar diversas outras praias, assim como Aruana, Praia dos Náufragos, Abaís, Mosqueiro, Praia do Refúgio, Praia do Robalo, Atalaia Nova, Pirambu e Praia dos Artistas.