Onde comer em Goiânia

Pela influência dos paulistas que foram a busca de ouro até Goiás, no século 18, a cozinha goiana ganhou ingredientes usados até hoje na culinária local. Assim também como condimentos e culturas indígenas, que foram inseridos nos pratos típicos. Atualmente, a cozinha goiana é uma mistura de diversos ingredientes encontrados no Estado, assim como em outras cidades brasileiras.

Um dos frutos mais conhecidos de Goiânia é o Pequi, do Cerrado. Muito usado em galinhas e licores, o Pequi tem fama em todo o Brasil. Outras receitas também chamam a atenção dos turistas como o empadão goiano, com frango, carne de porco, lingüiça, palmito e guariroba da polpa, além de peixe na telha, angu e leitão a pururuca.

Assim como a Pamonha, que também é bem tradicional em Goiânia, o Empadão Goiano é um dos principais pratos do Estado. Não pense que a especiaria é assim tão grande, pelo contrário. Antigamente, seu nome era apenas Empada Goiana, durante os anos 80. Com o tempo, o salgado começou a ganhar novos ingredientes e a massa passou a ser feita com farinha de trigo. No recheio vai um pouco de tudo. Frango desfiado, lombo, pernil, lingüiça, ovos cozidos, queijos, azeitonas e o que você desejar. Dessa maneira, a empada passou a ser um Empadão Goiano, ganhando fama em todo o Brasil.

No Setor Central de Goiânia, você pode conhecer o Restaurante Cabaça de Mel. Com um ambiente tranquilo e acolhedor, o estabelecimento possui uma vista panorâmica, estacionamento e atendimento de qualidade. O Cabaça de Mel serve um bufê por peso especializado em saladas sobre o carro de boi, pratos quentes e grelhados no fogão de lenha e sobremesas caseiras. O restaurante ainda disponibiliza como cortesia licores típicos e caseiros, café expresso e pinguinha de engenho.

Considerado por cinco vezes o Melhor Restaurante Brasileiro de Goiânia, o Chão Nativo é conhecido nacionalmente pela sua autoridade no seguimento de lazer e comida saborosa. Com um ambiente de fazenda, que remete as antiguidades rurais regionais, o cardápio é variado de ótima qualidade. Com 12 anos de sucesso e história, o Chão Nativo também faz festas em casas, sítios ou empresas com bufê móvel completo. A comida típica goiana é feita em fogão à lenha, com mais de 40 pratos quentes, como galinhada, pequi, guariroba, frango caipira, empadão goiano, costelinha de porco, paçoca e muito mais. O Restaurante Chão Nativo fica localizado no Setor Oeste, na Av. República do Líbano.