Onde comer em Istambul

Istambul é o lugar certo para comer muito bem. A cidade tem culinária muito rica e há diversos restaurantes, bares, docerias, casas de chá e muitos outros estabelecimentos com ótimas opções.

As ruas são muito movimentadas e possuem barraquinhas em todos os cantos, com pratos conhecidos como kebabs, pães, suco de romãs, kumpir, espécie de batatas recheadas, além de doces turcos.

Apesar de ser um país um pouco caro, as comidas são bem acessíveis para os turistas. Não deixe de experimentar peixes e frutos do mar fresquinhos. O sanduíche de peixe vendido na ponte Galata é muito famoso, além dos kebabs, duruns (sanduíches feitos com pão folha), frutas seca e pratos feitos à base de berinjela, mel e iogurte turco.

Outro grande destaque é o hambúrguer Oslak, que pode ser encontrados em barracas localizadas na Praça Taksim, o pão Simit, os queijos e os doces, principalmente baklavas, lokuns (balas de goma) e o Kunefe, que leva queijo e é servido saindo do forno.

Quem gosta de bebidas precisa experimentar os chás e o café turco, que é muito forte e encorpado. O Sahlep é preparado com leite, raiz de orquídea, açúcar e canela e é consumido no inverno. As bebidas alcoólicas mais populares são as cervejas e o raki, que é feito à base de anis.

Tome muito cuidado com as barraquinhas que vendem comida nas ruas. Preste muita atenção na escolha do local para não ter problemas de saúde por conta de alimentos mal-conservados ou sem higiene.