Deserto do Atacama

O deserto mais seco do mundo tem mais de 105 mil quilômetros e pertence, em sua maioria, ao Chile. O Deserto do Atacama oferece muito mais do que apenas gigantescas paisagens de areia sem fim.

A região conta com lagos a incríveis quatro mil metros de altitude, formações rochosas que foram esculpidas pelo vento, ativa vida selvagem, lagos em que é quase impossível afundar e muito mais.

O céu é um dos destaques do Deserto do Atacama. Durante o dia, o azul intenso toma conta, enquanto à noite as estrelas embelezam ainda mais o local.

O melhor ponto do deserto é San Pedro de Atacama, um pequeno vilarejo ao norte do Chile. Ele fica a 2.450 metros de altitude e está a 100 quilômetros de Calama, cidade do aeroporto mais próximo.

San Pedro é um lugar muito calmo e rústico. As ruas são de terra, a noite preza por pouca iluminação e seus traços históricos são mantidos até hoje. A vila tem boa estrutura com ótimos hotéis e excelentes restaurantes.

Tome cuidado ao chegar ao Deserto do Atacama, já que seu corpo precisa se acostumar com a umidade muito baixa e a altitude elevada. Alguns passeios chegam a mais de cinco mil metros.