Salar de Uyuni

Conhecido como o maior deserto de sal do mundo, o Salar de Uyuni fica no sudoeste da Bolívia, perto das cidades de Uyuni e Potosí. O deserto tem mais de 12 mil quilômetros de extensão e está a 3.600 metros de altitude.

A paisagem é simplesmente encantadora: é um verdadeiro mar branco que invade o horizonte. A maior parte do ano o Salar fica seco, mas no verão, época em que mais chove, é possível vê-lo cheio de água, propiciando um cenário incrível: o deserto vira um espelho, refletindo o céu e as nuvens.

Muitas agências turísticas oferecem o passeio do Salar de Uyuni partindo do Chile ou da Bolívia. Esse passeio normalmente é feito em carros tracionados, compartilhados e com bastante segurança. Ao longo da viagem, o motorista, além de condutor, vira cozinheiro, guia e mecânico.

O passeio abrange várias parada e uma delas é o Salar. É um dos mais famosas trajetos da América do Sul e a duração desses trajetos são de quatro dias, entre a cidade de Uyuni, na Bolívia, e San Pedro de Atacama, no Chile.

São cerca de 500 quilômetros entre os dois destinos e as paisagens são fantásticas. Por lá você vai encontrar lagos de águas cristalinas, gêiseres, enorme lagoa com águas avermelhadas, montanhas, vulcões, esculturas de pedra esculpidas pelo vento, animais selvagens e lindos cenários.

O passeio é cansativo, as acomodações são simples, a comida não é tão sofisticada, mas pode ter certeza que esse lindo destino vale muito a pena.