Ottawa

Capital do Canadá desde 1867, Ottawa está localizada na confluência de três grandes rios e também faz fronteira entre as províncias de Ontário e Gatineau. Com 1,2 milhão de habitantes, o fato é que atrações não faltam para ocupar o dia a dia dos turistas que vão para lá.

Inegavelmente Toronto é a principal cidade do Canadá, principalmente no ramo turístico. No entanto, Ottawa mistura diversas culturas, além de ter muitos parques arborizados e rios que embelezam ainda mais o cenário tomado por edifícios grandiosos de arquitetura gótica.

A cidade é plana e propicia bons passeios de bicicleta e caminhadas. Próximo ao Rideau Canal, por exemplo, há uma área interessante com feirinha e muitos restaurantes. Esse canal, inclusive, é um dos patrimônios da UNESCO em Ottawa. No inverno, fica congelado e vira ótima opção de pista de patinação.

Ottawa é sede de muitos eventos nacionais e internacionais e possui dezenas de museus e atrações culturais. O Canadian War Museum, por exemplo, possui acervo com a história das guerras no mundo todo, além de tanques de guerra expostos e até mesmo um avião antigo.

Outras duas boas opções de museus são o Royal Canadian Mint, com várias coleções de moedas, e o Canadian Museum of History, com acervos diversificados.