Os cinco Maiores Arrependimentos Antes de Morrer

15/08/2013 Thiago Krauss

Atualizado em: 21 de agosto de 2013

Se você soubesse que iria morrer, o que você faria? Muita gente acredita que se arrependeria da forma como levou a vida caso seu caminho para o outro lado fosse inesperado.

Uma enfermeira americana publicou em 2011 um livro sobre os 5 principais arrependimentos dos pacientes terminais.

O resultado é muito interessante e você pode conferir no vídeo publicado pelo Hospital Albert Einstein. A geriatra do hospital, Ana Paula Arantes, fala sobre os 5 arrependimentos que as pessoas tem antes de morrer, conforme o livro.

ARREPENDIMENTO NÚMERO 1

“Gostaria de ter tido coragem de viver uma vida fiel a mim mesmo, e não a vida que os outros esperavam de mim.”

Em uma das entrevistas (confira no vídeo abaixo), uma Engenheira desabafa que gostaria de ter viajado bastante e de ter feito tudo o que ela podia por sua filha.

Segundo a Geriatra, especialista em cuidados paliativos “As pessoas normalmente fazem pelos outros as coisas que elas acreditam que é importante para o outro, mas na maior parte das vezes o outro não te pediu isso. As pessoas querem um acerto de contas no final, isso é tao sério que pode criar uma especie de mágoa.”

Quando você deixa de fazer alguma coisa que é importante pra você, pra fazer algo que é importante para a outra pessoa, esse tempo não volta.

ARREPENDIMENTO NÚMERO 2

“Gostaria de não ter trabalhado tanto”

Se você teve um trabalho  que te enriqueceu,  transformou e fez sua vida melhor – tanto no ponto de vista material, como no lado humano – essa cobrança raramente acontece. Agora se o trabalho foi um peso e você usou um tempo nele que eventualmente faltará no final da vida, certamente ele vai te causar arrependimento.

ARREPENDIMENTO NÚMERO 3

“Eu gostaria de ter tido coragem de expressar meus sentimentos”

Essa é uma das coisas mais bonitas que acontecem no final da vida. Nós perdemos a nossa capacidade de fingir. Nessa hora bate aquela coisa: “Puxa e se eu tivesse dito que amava?” Por mais terrível que tenha sido a pessoa, no fim da vida ela começa a manifestar o que tem de bom por dentro, e esse lado bom por dentro é demonstrar afeto.

ARREPENDIMENTO NÚMERO 4

“Eu gostaria de ter mantido contato com os meus amigos”

As relações que nós temos com os amigos, são relações que na maior parte das vezes são muito mais honestas e verdadeiras que com os nossos próprios familiares. Por esse motivo, no final da vida, temos vontade de ver os amigos, porque consideramos eles pessoas especiais.

ARREPENDIMENTO NÚMERO 5

“Eu gostaria de ter me deixado ser mais feliz”

Esse arrependimento o resumo de todos os outros: Se você seguir a intuição ou o coração, talvez não tivesse seguido o caminho, e, talvez, você teria sido mais feliz. – diz a geriatra.

Esses 5 arrependimentos são o grande paradigma do ser humano, essas escolhas que o ser humano faz durante a vida que em algum momento ele vai ter que parar e olhar pra trás e refletir se realmente valeu a pena.

Para o momento de hoje, se a gente não esta doente e deu uma vontade louca de ver essa entrevista ou ler este bate-papo termine o que esta fazendo e faça o que você puder pra no final da sua vida não se arrepender.

Muita gente deixa de falar o que pensa, expressar seus sentimentos amorosos, não conhece os lugares que sempre sonhou, deixa de viajar com os amigos por motivos alheios. Em algum momento você já parou pra pensar, como vai avaliar tudo isso no final da sua vida?

É interessante pensar nisso todos os dias: Não deixe de viajar para os lugares que sonha, afinal nós não sabemos o dia de amanhã, aproveite o hoje e seja feliz!

Compartilhe:


Deixe seu comentário

Uma resposta para “Os cinco Maiores Arrependimentos Antes de Morrer”

  1. Divina Vitorino disse:

    Top demais esse texto, bateu até uma emoção

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *