Cidadania italiana ficará mais rápida


cidadania italiana

Trâmite para cidadania italiana deve reduzir tempo de espera em São Paulo e Porto Alegre

Finalmente uma boa notícia para quem busca atendimento nos consulados italianos de São Paulo e de Porto Alegre em busca da cidadania italiana. O Ministério das Relações Exteriores da Itália liberou 788 mil euros, sendo 407 mil euros (R$ 1,58 milhões) para o consulado italiano em São Paulo e outros 381 mil euros (R$ 1,48 milhão) para o consulado da Itália em Porto Alegre. O recurso tem como finalidade promover melhoria nos serviços oferecidos e, consequentemente, na diminuição das filas para reconhecimento de cidadania.

Atualmente, 112 mil brasileiros buscam obter a cidadania do país europeu. Em São Paulo, 70 mil pessoas deram entrada no pedido junto ao Consulado Italiano e ainda aguardam a finalização do processo.

A demora de atendimento e causa de muitas reclamações por quem busca obter a cidadania não é um problema exclusivo de quem vive no Brasil, mas trata-se de um problema recorrente para os descendentes italianos que vivem na América do Sul. Prova disso é que, além dos consulados em terra Tupiniquim, vão receber repasses as sedes de Buenos Aires e Rosário (na Argentina), além de Montevidéu (no Uruguai).

Segundo a assessoria de imprensa do senador italo-brasileiro Fausto Longo, que participou de encontros na América do Sul a respeito da demora enfrentada por quem procura os consulados, a verba ainda não chegou aos consulados, o que deve acontecer dentro de algumas semanas, mas sem data prevista.

Novos repasses

Desde 2014, para solicitar o serviço de reconhecimento da cidadania italiana o interessado deve arcar com uma taxa de 300 euros. Embora estes recursos devessem ser restituídos em 30% para a melhoria nos serviços dos consulados e regularização dos processos de cidadania, isso não é realizado até então.

Novos repasses para a melhoria dos serviços devem ser feitas, correspondentes a valores arrecadados pelos consulados nos anos de 2016 e 2017. Estes valores deverão ser destinados para potencializar a rede consular, além de ser investido na contratação de pessoal.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



ÚLTIMOS POSTS

© 2018 Yupptech. Todos os direitos são reservados.