Campanha quer proibir "cadeados do amor" em pontes de Paris

16/04/2014 Thiago Krauss

Atualizado em: 16 de Abril de 2014

Uma campanha encabeçada por duas americanas está ganhando força na capital francesa. Com o intuito de preservar as pontes parisienses, a petição “No Love Lockers” já conseguiu mais de 1.700 assinaturas, desde fevereiro desse ano.

Embora a prática tenha se tornado muito famosa, tanto os conterrâneos quanto os turistas estrangeiros receberam a notícia com surpresa. Segundo Lisa Anselmo, uma das criadoras da campanha, nem todas as pessoas gostaram da ideia. Anselmo afirma que já recebeu mensagens hostis e pejorativas por causa da iniciativa.

Colocar o nome no cadeado e prendê-lo nas pontes de Paris é considerado um ato de amor. Há quem diga também que jogar a chave nas águas do Rio Sena perpetua o relacionamento de um casal. Por esse e outros motivos, a prática começou a ser chamada de Cadeados do Amor e as pontes de Paris começaram a ficar cada vez mais famosas.

Tornando-se novos pontos turísticos para os visitantes da capital francesa, a Pont des Arts e a Pont de l’Archevêché são infestadas de cadeados por toda a extensão. Devido ao sucesso, o buscador mais famoso da internet, o Google, designa a Pont des Arts como também Love Lock Bridge.

Love-Lock-Bridge

A preocupação sobre essa prática gira em torno do peso que as pontes podem aguentar. Atualmente, a Pont des Arts sustenta aproximadamente 93 toneladas de cadeados, transformando este assunto em caso de segurança.

Apesar da legislação municipal de Paris se preocupar com a prática aplicada nas pontes, ainda resiste a tomar providências sobre essa medida. Como a popularidade dos cadeados cresce e aumenta o turismo local, as autoridades estudam melhores soluções para o problema e fazem testes regulares para determinar as condições das estruturas.

No site oficial de Paris é possível encontrar os reais problemas que os cadeados representam às pontes da capital. Por mais que seja uma atividade bem vista pelo governo, os danos que causam aos monumentos podem ser considerados perigosos à população.

O site ainda afirma que as autoridades francesas estudam uma solução para o problema dos Cadeados do Amor e garantem que farão de tudo para não destruir as promessas amorosas feitas nas pontes de Paris.

Você já viajou até a França e teve oportunidade de andar pelas Pontes dos Cadeados do Amor? Conte para nós a sua experiência nos comentários. Caso não teve oportunidade ainda e quer conhecer um pouco mais sobre a capital francesa, acesse nosso Guia Turístico de Paris. Faça uma pesquisa por datas para a França no buscador acima e compre sua passagem aérea.

Ponte dos Cadeados - PassagemAerea.com.br

Compartilhe:


Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *