Arquitetura e obras divertem turistas na Arábia Saudita

Famosa por conta do terrorismo, país tem muitas atrações

16/11/2017 Bruno Mancini

Atualizado em: 8 de Março de 2018

A Arábia Saudita possui paisagens naturais encantadoras e famosas no mundo todo. O idioma oficial do país é o árabe e a religião predominante é o muçulmano, praticada por mais de 25 milhões de pessoas.

Normalmente envolvida em atentados, a Arábia Saudita tem se esforçado para melhorar sua imagem perante o turismo internacional. O país não tem colocado tanta rigidez nos vistos para turistas.

Os pontos turísticos, aos poucos, começam a ganhar cada vez mais visitantes. O Museu Riad, por exemplo, possui acervo gigantesco com obras de arte islâmicas. O Palácio de Murabba, também localizado na capital Riad, mistura palácio e fortaleza, armazenando muitos objetos e roupas tradicionais.

Quem é apaixonado por arquitetura precisa conhecer o Al-Thumairi, uma das portas que dava acesso à antiga cidade, propiciando lindos cenários para fotos. Outra boa opção é o Dir´aiyah, onde estão localizadas ruínas de uma antiga cidade.

Se tiver um pouco mais de tempo em terras sauditas, visite a incrível cidade de Jeddah. Ela é uma grande metrópole do país e que mistura a historia com o moderno. Lá é possível visitar a Casa Shorbatly, decorada com corais de arrecifes do Mar Vermelho.

Arábia Saudita

GASTRONOMIA

A culinária da Arábia Saudita ainda reflete muito as tradições das tribos nômades que deram origem ao país. Porém, é bastante rígida com relação aos costumes do Islã, proibindo a carne de porco e o álcool.

As tâmaras são servidas com ‘roux’ ou podem ser recheadas com amêndoas. É bastante comum também consumir o fatir, uma espécie de pão de folha de cevada torrada, e outros tipos de pães, geralmente de farinha de trigo, como o kimaje, as favas, os iogurtes e hawayij.

O arroz, a galinha e o carneiro também são pratos muito comuns na Arábia Saudita. Leite de ovelha e cabra são servidos na forma de iogurte ou de queijo.

CURIOSIDADES SOBRE A ARÁBIA SAUDITA

– É o único país do mundo que não tem um rio ou lago. É possível encontrar apenas oásis, o que contribui para as altas temperaturas e a baixíssima umidade do ar.

– Possui o maior deserto de areia contíguo do mundo, com cerca de 650.000 km².

– Os finais de semana nem sempre eram aos sábados e domingos na Arábia Saudita. Antigamente era na quinta e na sexta, já que a sexta é considerado dia santo para os muçulmanos.

– Não existe visto de turismo para a Arábia Saudita.

– São expressamente proibidos o consumo de carne de porco e bebidas alcoólicas.

– Ninguém usa cinto de segurança, as crianças andam no banco da frente e os carros são abastecidos com o motor ligado.

– As mulheres não podem dirigir.

– No verão a temperatura pode chegar a 50º, enquanto no inverno é comum nevar.

– A Arábia Saudita tem um dos preços de gasolina mais baixos do mundo.

– Está em construção o prédio mais alto do mundo. A previsão é que a inauguração seja em 2018.

Compartilhe:


Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *