Pontos turísticos de Lisboa

A capital portuguesa é uma das principais cidades do país quando o assunto é ponto turístico. De uma maneira histórica e moderna ao mesmo tempo, Lisboa guarda monumentos conservados, além de museus em prédios atuais que relembram a história de uma das terras que mais fez descobertas no mundo.

Um dos pontos mais conhecidos e observados pelos turistas é o Castelo de São Jorge, que pode ser visto da Praça do Comércio e da Praça de Dom Pedro IV, localizada no final da Avenida da Liberdade.

Localizado em uma das sete colinas da capital, o Castelo de São Jorge é o local da fundação da cidade de Lisboa. Entre os anos 1147 e 1511, o edifício foi a residência oficial da corte portuguesa. Depois ficou desocupado até ser restaurado em 1938. Para os turistas que querem ficar mais próximos do castelo é possível subir até a coluna e fazer um passeio turístico.

Para quem quer ver um pouco do Brasil Colônia em Portugal pode procurar as inúmeras estátuas das pessoas que foram importantes para a história, como Dom Pedro. Além dos monumentos espalhados pela cidade, no bairro do Belém, você tem a chance de observar a homenagem criada aos personagens importantes dos descobrimentos portugueses. O monumento é em forma de Nau e foi criado em 1960.

Enquanto estiver no Belém, aproveite também para visitar um dos lugares mais antigos de Lisboa. Desde 1837, o bar/restaurante Pastéis de Belém vem ganhando cada vez mais frequentadores. Todas as releituras da famosa sobremesa portuguesa fizeram do local um verdadeiro ponto turístico da cidade.

Próximo a cidade, Cascais também é um local privilegiado com diversas estátuas e monumentos. Um dos mais importantes é a homenagem criada a todos os descobrimentos portugueses. Lá, se olha atentamente, você vai encontrar o mapa da América do Sul desenhado com o nome de Porto Seguro e o ano de 1500 assinalados, representando a data e a cidade em que Pedro Álvares Cabral desembarcou pela primeira vez no Brasil.

Outro local que vale a pena ser conhecido é o Elevador de Santa Justa. Diz a lenda que o próprio arquiteto Gustave Eiffel o criou, porém, em Lisboa sua fama é atrelada ao aluno de Eiffel, Raoul Mesnier. Esse também é um ponto turístico muito procurado pelos estrangeiros para ter uma vista panorâmica da capital portuguesa. Não precise se espantar com o estado de conservação do Elevador, embora ele pareça velho, todas as suas ferramentas trabalham perfeitamente até hoje.

Alguns outros lugares que também chamam a atenção dos turistas são o Panteão Nacional, localizada na Zona de Santa Clara, a Cafeteria Brasileira, a estátua em homenagem ao escritor Fernando pessoa, a Praça do Comércio, a Praça de Marquês de Pombal, a Avenida da Liberdade, a Praça dos Restauradores, o Museu Nacional do Traje e o Museu Nacional de Azulejo.