Onde comer em Lisboa

A culinária portuguesa pode ser bem parecida com a brasileira em alguns aspectos. A realidade é que muitas das nossas receitas são releituras dos pratos típicos de Portugal. Nosso “bolinho de bacalhau” ou os “pães portugueses” são os mais conhecidos, embora, várias outras especialidades podem ser encontradas nas cidades brasileiras e em Lisboa.

Se você perceber, principalmente em época de festa junina, é bem comum encontrarmos a Barraca Portuguesa com muitas fogazzas, caldos verde, pastel de Belém e, o mais famoso, bolinho de bacalhau.

Outros ingredientes que utilizamos no dia a dia da culinária brasileira podem ser considerados típicos portugueses, mesmo que já tenhamos adotados como brasileiros: por exemplo, o azeite e o trigo. Algumas receitas que são bem comercializadas hoje em dia também foram trazidas dos costumes portugueses, na época da colonização do Brasil, como por exemplo, manjar, caldos de carne e hortaliças com pães, ovos, sardinha, atum, polvos, caranguejos, entre outros. Todos esses exemplos são típicos portugueses e foram adotados pelos brasileiros.

No setor de bebidas, o tipo mais conhecido por ambos os países é o vinho. Com um ótimo cultivo de uvas, essa também foi uma das especiarias que chegou ao Brasil com os portugueses. Embora, muitos outros lugares do mundo importem vinhos para o nosso país, o nosso costume veio dos primeiros colonizadores da terra europeia.

Uma das bebidas mais interessantes e conhecidas da cidade é a Ginjinha. Esse tipo de licor é encontrado na maioria dos restaurantes, bares e padarias de Lisboa. É costume dos portugueses, e principalmente dos turistas mais alegres, tomar um pouco de ginjinha durante o dia inteiro. Pode ser após café da manhã, após o almoço, durante o café da tarde, antes ou depois do jantar.

Outro ingrediente bastante utilizado em Portugal é o bacalhau. Na verdade, esse é um dos pratos mundialmente conhecidos, embora, só em Portugal é possível comer o verdadeiro peixe. No Brasil, inclusive, muitas famílias tem o costume de cozinhar essa especialidade durante a Páscoa. Mas, o que todos os viajantes que vão até Portugal dizem é que apenas no país europeu é que a pessoa vai encontrar o verdadeiro sabor de um delicioso bacalhau.

Os pães também são deliciosos em Lisboa. As padarias, chamadas de Pastelarias na cidade, são os principais pontos de encontro dos turistas e portugueses, durante o pôr do sol. Aliás, uma dica para quem gosta de almoçar tarde é que tente se programar para comer mais cedo. Em Portugal é normal que os restaurantes e bares parem de servir o almoço a partir das 2h30, no máximo 3 horas. Lá, os horários de pequeno almoço (nosso café da manhã), o almoço, o jantar e a ceia são respeitados de forma pontual. Portanto, não se perca nos pontos turísticos e programa-se para conseguir aproveitar todas as especialidades portuguesas no horário certo.

O que muitos turistas que visitam Portugal também dizem é que esse é o país europeu que mais se assemelha a comida brasileira. Bom, na verdade, é a culinária brasileira que mais se assemelha aos pratos portugueses.