Lan Airlines

A Companhia Aérea LAN Airlines começou suas atividades em 1929, como Línea Aeropostal Santiago-Ariva, fundada pelo comandante da Força Aérea Chilena, Arturo Merino Benitez. Em 1932, passou a se chamar Línea Aérea Nacional de Chile. Em 1989, o governo do Chile privatizou a empresa e vendeu a parte majoritária das ações para as empresas Icarosan e Scandinavian Airlines System.

Em 2004, a LAN (Líneas Aéreas Nacional) Chile foi fundida com as subsidiárias LAN Peru, LAN Ecuador, LAN Dominicana e LANExpress. No ano seguinte, a LAN abriu uma nova subsidiária na Argentina, a LAN Argentina, que atualmente é a terceira maior do país.

Atualmente, a LAN Airlines é administrada pela LATAM Airlines Group, com sede no Chile e base na capital Santiago do Chile. É a principal empresa aérea do país e segunda maior da América do Sul, ficando atrás apenas da TAM Linhas Aéreas.

A LAN Airlines é membro da aliança aérea Oneworld com voos para América Latina, Estados Unidos, México, Caribe, Oceania e Europa. A empresa possui codeshares com a American Airlines, a British Airways, a Iberia, a Korean Air e a Qantas.